• Carregando...
Na imagem do vídeo, os jovens nacionalistas tentam colocar sacos plásticos no rosto dos marinheiros | Reprodução
Na imagem do vídeo, os jovens nacionalistas tentam colocar sacos plásticos no rosto dos marinheiros| Foto: Reprodução

Membros de um grupo de jovens nacionalistas turcos atacaram três marinheiros americanos em Istambul nesta quarta-feira, atirando balões com tinta, colocando sacos plásticos sobre a cabeça dos marinheiros, e chamando-os de "assassinos".

Veja vídeo

Um vídeo publicado pela União da Juventude Turca (TGB, na sigla em turco), mostra dezenas de membros em um protesto antiamericano no distrito de Eminonu - um famoso destino de turistas na cidade - e atacando os marinheiros, que não estavam uniformizados. Os americanos haviam acabado de desembarcar de seu navio, ancorado em Istambul há poucos dias, e conseguiram escapar, retornando ao navio. Após o incidente, toda a tripulação foi proibida de deixar o navio.A embaixada americana classificou o episódio como "terrível", e a Turquia, país-membro da Otan, que costuma receber navios americanos, prometeu investigar o caso. O ataque surge num momento de tensão nas relações entre os Estados Unidos e a Turquia, agravado pela relutância turca em se unir à coalizão militar que combate o Estado Islâmico no Iraque e na Síria. Em 2003, a Turquia já havia se recusado a deixar que militares americanos usassem a base aérea de Incirlik durante a invasão ao Iraque.

O ataque, que pode ter sido planejado com antecedência, parece ser um resposta a um incidente em 2003, no qual soldados americano capturaram militares turcos no Norte do Iraque e cobriram suas cabeças com capuzes, mantendo-os como prisioneiros por mais de dois dias.

"Os membros do TGB dedicam esse protesto a nossos mártires, e às milhares de pessoas sacrificadas pelo imperialismo no Oriente Médio", afirmou o grupo em um comunicado publicado em sua página na internet.

"Este é um grupo pequeno e esse tipo de protesto é inaceitável, mas pode ter efeito para o grande público porque mexe com o orgulho nacional dos turcos, que foi ferido há dez anos", afirmou Ozgur Unluhisarcikli, diretor do escritório do German Marshall Fund of the US, uma instituição dedicada a aumento da cooperação entre os Estados Unidos e a Europa, em Ancara.

De acordo com uma pesquisa do Transatlantic Trends Survey, realizada em 2014, 31% da população turca mantém uma opinião positiva dos Estados Unidos, enquanto 64% da população mantém uma opinião negativa. Enquanto perseguiam os marinheiros, membros do grupo gritaram frases como "Ianques, voltem para casa" e "abaixo o imperialismo americano".

"O vídeo do ataque contra três marinheiros americanos é terrível. Embora apoiemos o direito a protestos pacíficos e liberdade de expressão, condenamos o ataque de hoje em Istambul", afirmou a embaixada americana em Ancara, pelo Twitter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]