• Carregando...
Veja a lista completa dos medicamentos com desconto |
Veja a lista completa dos medicamentos com desconto| Foto:

Washington – Cientistas encontraram novas evidências para apoiar a teoria de que Marte já teve grandes oceanos. Publicada na edição desta semana da revista Nature, a pesquisa sugere que mudanças na orientação de Marte em relação a seu eixo de rotação podem ser responsáveis pelas grandes variações nas características do planeta que se assemelham a linhas de litoral.

Cientistas estudam essas características há mais de 30 anos, e o estudo atual apresenta uma explicação alternativa para sua formação. O trabalho atual procura demonstrar que as irregularidades nos supostos litorais marcianos teriam sido causadas por uma "verdadeira deriva polar". Por meio deste fenômeno, o eixo de rotação de Marte – e os pólos do planeta – teria se deslocado mais de 3 mil km pela superfície, em algum momento ao longo dos últimos 2 a 3 bilhões de anos.

Planetas em rotação desenvolvem protuberâncias na linha do equador, e superfícies sólidas deformam-se diferentemente de superfícies oceânicas. Como resultado, a topografia dos litorais alterou-se à medida que o eixo se deslocava.

Uma sonda da Nasa mapeou a topografia marciana e determinou que antigos litorais com 2 a 4 bilhões de anos tinham variações de elevação de cerca de 1 km e de mais de 2 km.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]