• Carregando...
Andre Geim (esquerda) e Konstantin Novoselov em frente à Universidade de Manchester: descoberta poderá dar origem a materiais mais resistentes para eletrônicos | Russell Hart/Reuters
Andre Geim (esquerda) e Konstantin Novoselov em frente à Universidade de Manchester: descoberta poderá dar origem a materiais mais resistentes para eletrônicos| Foto: Russell Hart/Reuters

Sapos

Ganhador já recebeu "Ig Nobel"

Um dos premiados com o Nobel de Física deste ano passa a ser também o primeiro cientista a ter em seu currículo um Nobel sério e um alternativo, o "Ig Nobel". Andre Geim recebeu este último no ano 2000 por ter desenvolvido um experimento para a levitação de sapos.

O Ig Nobel premia trabalhos científicos inusitados ou engraçados. Neste ano, uma pesquisa para tratamento da asma que indica passeios de montanha-russa levou o de Medicina. O de Física foi para uma técnica contra escorregões em solo congelado com o uso de meias postos sobre os sapatos.

Calendário

A Academia Real de Ciências da Suécia divulga até próxima segunda-feira os prêmios Nobel 2010.

Medicina: Concedido na segunda-feira a Robert Edwards pela fertilização in vitro.

Física: Concedido ontem a Andre Geim e Konstantin Novoselov para a descoberta do grafeno.

Química: Hoje

Literatura: Quinta-feira

Nobel da Paz: Sexta-feira

Economia: Dia 11

  • Entenda a descoberta dos físicos russos

Estocolmo - Os pesquisadores russos Andre Geim e Konstantin Novoselov venceram o Prêmio Nobel de Fí­­sica por suas descobertas sobre o material bidimensional grafeno, aplicáveis à física quântica, indicou ontem a Real Academia das Ciências da Suécia.

Geim, de 51 anos, e Novoselov, de 36, receberão o prêmio por suas experiências com este novo material, que permite avanços decisivos na física quântica. Suas pesquisas alcançaram importantes aplicações práticas para o grafeno, ligadas à criação de novos materiais e a manufatura eletrônica, como explicou a Academia.

Os analistas consideram que os transistores de grafeno serão substancialmente mais rápidos do que os de silício empregados na atualidade na maior parte dos aparelhos eletrônicos, com o qual será possível fabricar computadores mais eficientes.

O grafeno é uma estrutura laminar plana, de um átomo de grossura, composta por átomos de carbono densamente agrupados em uma rede cristalina no formato de favos feitos pelas abelhas.

Este novo material se caracteriza por uma alta condutividade térmica e elétrica e por combinar uma alta elasticidade e rapidez com uma extrema dureza, o que o situa como o material mais resistente do mundo.

Além disso, pode reagir quimicamente com outros elementos e compostos químicos, o que transforma o grafeno em um material com um grande potencial de desenvolvimento.

Histórico

Geim, nascido em Sochi, Rússia, em 1958 e naturalizado holandês, fez doutorado em Ciências Físicas em 1987 na Academia de Ciências de Chernogolovka e atualmente atua na Universi­­dade de Manchester, no Reino Unido.

Novoselov nasceu em 1974 em Nizhny Tagil, na Rússia, tem dupla nacionalidade britânico-russa, foi professor na Univer­­sidade de Nijmegen (Ho­­landa) e é catedrático na Uni­­versidade de Manchester, como Geim.

O Nobel de Física inclui prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de euros) e será entregue em 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte do fundador dos prêmios, Alfred Nobel.

O anúncio do Nobel de Física segue o correspondente ao da Medicina, que será entregue ao pesquisador britânico Robert G. Edwards por seus estudos sobre a fecundação in vitro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]