• Carregando...

O candidato republicano John McCain recuperou-se nas intenções de voto do eleitorado americano nos últimos dois dias e agora está em empate técnico com o candidato democrata Barack Obama, indica a pesquisa diária do Gallup, publicada nesta quinta-feira (25) na página do instituto na internet. Segundo o Gallup, Obama e McCain estão agora empatados com 46% das intenções de voto cada um, enquanto 4% dos eleitores estão indecisos e outros 4% dizem que não votarão em nenhum dos dois candidatos. A pesquisa entrevistou 2,731 eleitores registrados entre 22 e 24 de setembro e sua margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Na última pesquisa, publicada nesta quarta, Obama liderava com 47% das intenções de voto e McCain tinha 44%.

A pesquisa publicada nesta quinta mostra um cenário diferente dos outros dias desta semana inteira, quando Obama liderou, aparentemente capitalizando a raiva e a frustração do público com a crise financeira nos EUA. Na pesquisa publicada no dia 21, domingo, ele liderava com 49% das intenções de voto e McCain tinha 45%.

"John McCain ganhou terreno e agora está em empate com Barack Obama na intenção de voto entre os eleitores registrados. Esta pesquisa inclui a noite do dia em que McCain anunciou que havia suspenso sua campanha eleitoral para ir a Washington e buscar uma solução bipartidária para a crise financeira. Uma análise das pesquisas feitas nas últimas noites, no entanto, não indica que McCain teve uma melhora dramática apenas na quarta-feira; os dados mostram que nos últimos três dias ele conseguiu retirar alguns pontos do rival. Esta é a primeira pesquisa desde 13 de setembro na qual Obama não tem pelo menos um ponto porcentual de vantagem", avalia o Gallup.

Segundo o instituto, os três debates entre os candidatos a presidente e o debate entre os vices poderão alterar o cenário novamente nos próximos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]