• Carregando...
Dr. Anthony Fauci, assessor da Casa Branca, em audiência em comitê do Senado, 30 de junho de 2020
Dr. Anthony Fauci, assessor da Casa Branca, em audiência em comitê do Senado, 30 de junho de 2020| Foto: Al Drago - Pool/ Getty Images/ AFP

O médico Anthony Fauci, principal assessor da Casa Branca para doenças infecciosas, alertou nesta terça-feira (30) que os Estados Unidos podem chegar a ter até 100 mil casos de Covid-19 por dia caso não sejam tomadas ações para conter a pandemia.

"Agora estamos tendo 40 mil novos casos por dia", disse Fauci em audiência diante do comitê de saúde, educação, trabalho e pensões do Senado americano. "Eu não ficaria surpreso se atingirmos 100 mil por dia se isso não mudar".

O membro da força-tarefa do governo americano para o coronavírus disse que os EUA estão indo "na direção errada" do combate à pandemia e garantiu que o índice de mortes "será muito perturbador".

Perguntado sobre o aumento do número de novos casos de contágio e se a pandemia estava sob controle, Fauci respondeu que "os números falam por si".

"Estou muito preocupado, não estou satisfeito com o que está acontecendo, porque estamos na direção errada. Claramente não estamos no controle", afirmou, acrescentando que as cenas de americanos em bares e outras aglomerações, sem usar máscaras ou tomar outros cuidados, são o prenúncio de um aumento maior das infecções.

Vários estados americanos viram o número de novos casos de coronavírus disparar enquanto retomam suas atividades econômicas. Na sexta-feira passada, o país registrou mais de 40 mil novos casos em 24 horas, o maior aumento diário até o momento. As internações por Covid-19 estão aumentando em uma dúzia de estados, segundo o Washington Post.

Segundo um levantamento feito pela emissora norte-americana CNN, pelo menos 12 estados americanos pausaram suas reaberturas e retomaram as medidas restritivas para conter o avanço da pandemia no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]