• Carregando...
Sanjay Gupta supervisionará as operações da rede de saúde pública dos Estados Unidos | Reprodução / CNN
Sanjay Gupta supervisionará as operações da rede de saúde pública dos Estados Unidos| Foto: Reprodução / CNN

O neurocirurgião Sanjay Gupta, mais conhecido como o repórter de medicina e âncora de dois programas sobre saúde na rede de televisão CNN, foi convidado pelo presidente eleito Barack Obama para ser o novo cirurgião-geral dos Estados Unidos. Trata-se de um posto abaixo do secretário de Saúde. A tarefa de quem o ocupa é a de supervisionar as operações da rede de saúde pública do país, e servir como o chefe dos educadores de saúde - com a missão de passar aos americanos informações científicas sobre como melhorar a sua saúde, reduzir os riscos de doenças e danos físicos.

Perfil

Gupta nasceu em Michigan. Seus pais são da Índia e do Paquistão. A oferta do emprego, soube-se nesta terça-feira(6), tinha sido feita primeiramente em novembro passado, durante uma conversa de duas horas entre ele e Obama. O convite foi confirmado dias atrás, segundo assessores do presidente eleito.

O médico-repórter negou-se a falar a respeito. Mas de acordo com as mesmas fontes ele já disse a Obama que quer esse emprego. Gupta, no entanto, pediu uns dias para estudar os detalhes logísticos e financeiros sobre a sua mudança - com a mulher grávida e dois filhos - de Atlanta para Washington.

Ele está pesando também a questão salarial, por deixar uma lucrativa carreira como neurocirurgião - ele opera em dois hospitais de Atlanta - e como jornalista. Além de fazer reportagens e documentários para a CNN, e ancorar ali os programas "House Call with Dr. Sanjay Gupta" e "Vital Signs", ele é repórter de medicina para a rede CBS e escreve uma coluna para a revista "Time".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]