• Carregando...
Durante encontro com empresários russos, Medvedev afirmou que os "prejuízos serão simétricos" em caso de retaliações pelo conflito no Cáucaso | RIA Novosti/Reuters
Durante encontro com empresários russos, Medvedev afirmou que os "prejuízos serão simétricos" em caso de retaliações pelo conflito no Cáucaso| Foto: RIA Novosti/Reuters

O presidente russo, Dmitry Medvedev, advertiu nesta segunda-feira (15) o Ocidente de que quaisquer sanções impostas ao país por causa da guerra na Geórgia seriam um tiro pela culatra. Moscou não mudará sua estratégia, apesar da pressão dos países ocidentais, garantiu ele.

"Não faz sentido pressionar a Rússia com sanções", disse Medvedev durante um encontro com empresários russos. "Eles podem fechar um par de fontes (de renda) em uma república de bananas e tornar sua situação dramática. Isso não funciona assim aqui."

Medvedev disse ainda que haverá impacto para os que impuserem sanções. "Se houve tentativas de introduzir sanções, os prejuízos serão simétricos."

Após a guerra russa na Geórgia, no mês passado, alguns diplomatas e políticos ocidentais pediram que a Rússia fosse expulsa do Grupo dos Oito - que reúne as nações mais industrializadas - e que fosse impedido o ingresso do país na Organização Mundial de Comércio (OMC). Até agora, porém, nenhuma sanção foi imposta.

Ainda segundo Medvedev, o país não responderia à pressão internacional se isolando. "Nós não precisamos de isolamento ou de uma corrida armamentista, é uma via para lugar algum." O presidente disse que o país gostaria de ingressar na OMC, mas não seria pressionado a fazer concessões para isso. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]