• Carregando...
Medvedev pareceu refletir uma tentativa renovada do Kremlin em conquistar uma influência mais forte na região do Cáspio | RIA Novosti/ Reuters
Medvedev pareceu refletir uma tentativa renovada do Kremlin em conquistar uma influência mais forte na região do Cáspio| Foto: RIA Novosti/ Reuters

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, disse nesta terça-feira (21) que ele mediará conversações de paz entre o Azerbaijão e a Armênia, que parecem dispostos a negociar um solução pacífica para o conflito de 20 anos que mantêm sobre a posse do disputado território de Nagorno-Karabakh.

O anúncio de Medvedev se segue a um comunicado de um diplomata americano, no qual ele afirmou que os Estados Unidos também ajudarão nos esforços para ajudar a encerrar o conflito entre os dois países.

Em visita à Armênia, Medvedev disse que as conversações entre Armênia e Azerbaijão sobre a difícil disputa territorial chegaram a um estágio "avançado". Segundo ele, os dois vizinhos parecem prontos a "buscar uma solução".

Medvedev não providenciou detalhes sobre as negociações ou disse quando elas terão lugar na Rússia.

Mas seu comunicado pareceu refletir uma tentativa renovada do Kremlin em conquistar uma influência mais forte na região do Cáspio, rica em recursos energéticos.

O território de Nagorno-Karabakh está sob controle de forças armênias desde um conflito de seis anos, nos estertores da era soviética. Cerca de 30 mil pessoas foram mortas e 1 milhão viraram refugiadas, antes de um cessar-fogo ser assinado em 1994 Choques esporádicos continuam entre armênios e azeris e os esforços internacionais para chegar a uma solução pacífica fracassaram.

Medvedev referiu-se à guerra contra a Geórgia em agosto, ao dizer que é preciso resolver os conflitos regionais através de conversações internacionais.

Ao lado dos Estados Unidos e da França, a Rússia participa do chamado Grupo de Minsk da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa, que tentou sem sucesso negociar e chegar a uma solução diplomática entre Azerbaijão e Armênia.

A Rússia mantém laços militares próximos com a Armênia e tem uma base militar no país, mas recentemente aumentou seus esforços para melhorar suas relações com o Azerbaijão.

Medvedev tem cortejado o governo azeri, ao se oferecer para comprar o gás do Azerbaijão e transportá-lo por navios à Rússia, no Mar Cáspio. Se a iniciativa de Medvedev para o gás natural do Azerbaijão tiver sucesso, isso fortalecerá o monopólio russo sobre o fornecimento de gás natural das ex-repúblicas soviéticas à Europa Ocidental. As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]