• Carregando...

O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, ordenou nesta segunda-feira que promotores conduzam uma revisão sobre a legalidade da condenação do ex-magnata Mikhail Khodorkovsky, informou, o Kremlin. O Procurador-Geral Yuri Chaika terá até o dia 1º de abril para realizar uma "revisão da legalidade e das bases de condenações de 32 cidadãos russos", incluindo Khodorkovsky e seu sócio Platon Lebedev, disse o Kremlin em comunicado.

Khodorkovsky foi condenado por roubo e lavagem de dinheiro, num caso considerado pelo Ocidente como um teste ao estado de Direito da Rússia. O juiz moscovita Viktor Danilkin atendeu, em fevereiro, a uma solicitação dos promotores e ordenou que Khodorkovsky cumpra uma pena de 14 anos de prisão, incluindo sua condenação atual de oito anos e contando a partir do dia de sua prisão, em outubro de 2003. Dessa forma, ela teria de ficar preso até 2017.

Após o julgamento, Natalia Vasilyeva, uma assistente de Danilikin, declarou que o veredicto do juiz foi uma imposição do alto escalão da política russa. Khodorkovsky nega as acusações. Advogados do ex-magnata dizem que a sentença foi proferida sob pressão do primeiro-ministro Vladimir Putin. O pedido de revisão feito por Medvedev atende a uma demanda feita pela oposição, que lhe entregou uma lista de cidadãos considerados "presos políticos". As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]