• Carregando...
debate democrata
Senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren cumprimentam-se no início do debate do Partido Democrata| Foto: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

O segundo debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, organizado pela CNN, começou nesta terça-feira (30) com a presença de dez concorrentes: Bernie Sanders, Elizabeth Warren, Amy Klobuchar, Pete Buttigieg, Marianne Williamson, Beto O'Rourke, Tim Ryan, John Delaney, Steve Bullock e John Hickenlooper. A segunda rodada com outros dez nomes ocorrerá nesta quarta (31).

Até agora, os principais duelos ocorreram entre os moderados e os candidatos mais à esquerda - Warren e Sanders. Confira os perdedores e vencedores desta primeira noite.

Vencedores

Elizabeth Warren: foi considerada por vários veículos da imprensa americana como a grande vencedora do debate. De acordo com a Fox News, ela dominou a discussão sobre a implementação de um sistema de saúde para todos (Medicare-for-all) e foi a principal candidata a defender a descriminalização da imigração ilegal. Pertencente à ala mais à esquerda do Partido Democrata, Warren bateu de frente com seus concorrentes moderados. "Eu não sei porque alguém se dá ao trabalho de concorrer à presidência para falar sobre o que não podemos fazer e o que não vamos lutar", disse ela. A CNN, porém, notou que sua defesa pela descriminalização da imigração ilegal vai aumentar as preocupações já existentes entre alguns democratas de que ela está tomando posições que poderiam torná-la inelegível em uma eleição geral.

Bernie Sanders: sua performance foi ofuscada pela de Warren, porém, o senador independente levantou argumentos que provocaram aplausos dos expectadores do debate. Segundo a Fox News, sua réplica mais notável da noite veio depois de uma troca tensa com moderados no palco que atacaram "Medicare-for-all" como uma promessa irreal e impossível. Com sua defesa orgulhosa do projeto, ele deve se consolidar entre os eleitores progressistas. Na avaliação da CNN, seu desempenho foi melhor do que o de Warren.

Donald Trump: não, o presidente não estava no debate. Mas ele e o partido Republicano também foram considerados vencedores da noite. Os candidatos democratas mais moderados, para contrapor as ideias de Sanders e Warren, levantaram questões como "você elevaria os impostos da classe média para aprovar o Medicare-for-all?" e "os democratas estão indo ao extremo da esquerda?". Como apontou o site Vox, são temas que os republicanos devem usar nas eleições de 2020 para criticar os democratas. O debate, segundo os jornalistas da Vox, passou muito tempo discutindo propostas democratas impopulares entre os americanos.

Perdedores

Beto O'Rouke: o ex-congressista do Texas já tinha tido um desempenho ruim no primeiro debate democrata, no mês passado. Houve vários momentos em que ele ficou apagado na conversa e alguns em que deu respostas muito ensaiadas.

Amy Klobuchar: pelos mesmos motivos de O'Rouke, a senadora não conseguiu se destacar no debate. A senadora, de opiniões moderadas, parecia nervosa, travada e menos apaixonada do que os demais candidatos moderados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]