• Carregando...
joe biden e kamala harris no debate da CNN
O ex-vice-presidente Joe Biden e a senadora californiana Kamala Harris na segunda rodada do segundo debate democrata para as eleições presidenciais de 2020| Foto: Jim WATSON /AFP

A segunda rodada do segundo debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, ocorreu nesta quarta-feira (31) com a presença de dez concorrentes: Joe Biden, Kamal Harris, Kirsten Gillibrand, Tulsi Gabbard, Eric Garner, Cory Booker, Jay Inslee, Michael Bennet, Bill de Blasio, Julian Castro, Andre Yang. Confira os vencedores e perdedores da noite comandada pela CNN, em Detroit.

Vencedores

Joe Biden: o ex-vice-presidente de Barack Obama foi classificado por algumas publicações americanas como vencedor e em outras como perdedor. Como é o candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2020, ele foi alvo de ataques durante todo o debate. Apesar disso, ele se saiu bem o suficiente para não perder apoio dos eleitores, como ocorreu após o primeiro debate da corrida presidencial no qual perdeu dez pontos percentuais. Ele e a senadora Kamala Harris se enfrentaram em vários momentos, levantando questões de saúde, imigração, mudanças climáticas e raciais - um assunto que rendeu falas mais agressivas por parte dos dois, como havia ocorrido no primeiro debate, em Miami.

Bernie Sanders e Elizabeth Warren: eles não participaram do debate desta noite, mas foram citados pela imprensa americana como dois vencedores da rodada. Em contraste com os candidatos que estavam no palco nesta quarta-feira (31), suas performances um dia antes pareceram ainda melhores, segundo o Washington Post. Eles fizeram um trabalho melhor ao defender suas ideias, como o Medicare-for-all (plano de saúde para todos) e a descriminalização da imigração. Biden, por sua vez, ficou mais na defensiva.

Perdedores

Kamala Harris: ela tinha sido a grande vencedora do primeiro debate, mas seu desempenho foi muito pior nesta quarta-feira. Sua boa performance anterior (ela ganhou 9 pontos percentuais) a tornou um alvo de ataques. A senadora foi criticada por sua postura de "durona" quando era procuradora-geral. A deputada Tulsi Gabbard disse que seu histórico no cargo teve implicações raciais. "Quando você estava em uma posição de fazer uma diferença e um impacto na vida dessas pessoas, você não o fez e, pior ainda no caso daqueles que estão no corredor da morte, você bloqueou evidências de serem reveladas que os libertariam, até que você foi forçada a fazer isso". Ela não lidou bem com isso. Desafiada repetidamente por alguns dos candidatos com menor número de votos no palco, ela parecia estar totalmente preparada para o desafio.

Kirsten Gillibrand e Jay Inslee: os dois candidatos têm apenas cerca de 2% de apoio entre o eleitorado democrata e não souberam aproveitar o debate em horário nobre para melhorar suas posições para se qualificarem para a próxima rodada de debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]