Após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar, neste domingo (21), ter desistido de concorrer à reeleição, diversos membros do Partido Republicano reagiram passando a pedir também sua renúncia da presidência do país.
“Se Joe Biden não está apto a concorrer à presidência, ele não está apto a servir como presidente. Ele deve renunciar ao cargo imediatamente. 5 de novembro [dia das eleições norte-americanas] pode não chegar cedo o suficiente”, declarou o presidente da Câmara, Mike Johnson, eleito pelo Partido Republicano no estado de Luisiana, em uma publicação no X.
O senador Steve Daines, de Montana, publicou, também no X, um comunicado em que afirma estar “pedindo formalmente ao presidente Biden que renuncie ao cargo”. No texto, ele escreve que o pedido é feito “por preocupação com a segurança nacional de nosso país”.
“Ser presidente é o trabalho mais difícil do mundo e não tenho mais confiança de que Joe Biden possa efetivamente executar suas funções como comandante-chefe”, disse Daines no comunicado.
Declarações semelhantes foram feitas ainda pelos deputados Andy Biggs, do Arizona, e Elise Stefanik, de Nova York, e pelo senador Markwayne Mullin, de Oklahoma.
“Se Biden não se acha capaz de servir como Comandante-Chefe por mais 4 anos, qual razão temos para acreditar que ele pode fazer seu trabalho pelos próximos 4 meses? Quem está no comando?”, escreveu o deputado Pat Fallon, eleito pelo Texas, na mesma rede social.
Mais cedo, horas antes do anúncio oficial da desistência de Biden, o indicado a vice-presidente na chapa de Donald Trump, JD Vance, havia feito uma postagem com o mesmo clamor.
“Não disputar a reeleição seria uma clara admissão de que o Presidente Trump esteve sempre certo sobre Biden não estar mentalmente bem o suficiente para servir como Comandante-Chefe. Não há meio-termo”, publicou.
O anúncio oficial da desistência do atual presidente americano de concorrer à reeleição foi feito por meio de um comunicado oficial divulgado às 14h46 (horário de Brasília). No X, Biden disse acreditar que a decisão seria o melhor a se fazer por seu partido e pelo país. Ele também ofereceu apoio para que a vice-presidente, Kamala Harris, seja indicada pelo Partido Democrata como candidata em seu lugar.
Malafaia x Edir Macedo: o que está em jogo na disputa pela prefeitura do Rio
Interpol incomoda juízes ligados a Moraes e Bolsonaro muda tom na eleição paulista; assista ao Entrelinhas
Abusos de Moraes impulsionam plano da direita para dominar o Senado em 2027
PF teria pedido ao X informações sobre deputado federal, sem ordem judicial
Deixe sua opinião