Berlim Neonazistas alemães realizaram um ataque em Frankfurt an der Oder, uma cidadezinha de 63 mil habitantes do leste da Alemanha, destruindo coroas de flores colocadas em um memorial para lembrar o ataque nazista de 1938 contra os judeus. Uma porta-voz das forças de segurança da Alemanha afirmou ontem que o grupo havia realizado um ataque pouco depois de uma cerimônia realizada por líderes judeus e comunitários no local, onde antes ficava uma sinagoga.
Os neonazistas pisaram nas coroas de flores colocadas no memorial, construído na cidade da fronteira com a Polônia. A sinagoga que ficava ali foi destruída 68 anos atrás, na Kristallnacht, a noite dos cristais.
Dezesseis pessoas, com idades entre 16 e 24 anos, foram detidas depois do ataque. "Estou estarrecido", afirmou Matthias Platzeck, primeiro-ministro do Estado de Brandemburgo. "Trata-se de uma provocação inaceitável. Qualquer um que ataque flores e velas colocadas para os milhões de vítimas do Holocausto não aprendeu nada sobre o maior desastre da história alemã." Cerca de 150 pessoas atenderam ao chamado do prefeito da cidade, Martin Patzelt, e reuniram-se no memorial, ontem, para colocar flores e velas ali.
Prenúncio da guerra
A Kristallnacht, ocorrida na noite do dia 9 para o 10 de novembro de 1938, foi um prenúncio da Segunda Guerra. Nazistas destruíram centenas de sinagogas em toda a Alemanha e Áustria, saquearam casas e lojas de judeus e atacaram judeus, alguns dos quais foram espancados até a morte.