Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alemanha

Memorial judeu é alvo de neonazistas

Berlim – Neonazistas alemães realizaram um ataque em Frankfurt an der Oder, uma cidadezinha de 63 mil habitantes do leste da Alemanha, destruindo coroas de flores colocadas em um memorial para lembrar o ataque nazista de 1938 contra os judeus. Uma porta-voz das forças de segurança da Alemanha afirmou ontem que o grupo havia realizado um ataque pouco depois de uma cerimônia realizada por líderes judeus e comunitários no local, onde antes ficava uma sinagoga.

Os neonazistas pisaram nas coroas de flores colocadas no memorial, construído na cidade da fronteira com a Polônia. A sinagoga que ficava ali foi destruída 68 anos atrás, na Kristallnacht, a noite dos cristais.

Dezesseis pessoas, com idades entre 16 e 24 anos, foram detidas depois do ataque. "Estou estarrecido", afirmou Matthias Platzeck, primeiro-ministro do Estado de Brandemburgo. "Trata-se de uma provocação inaceitável. Qualquer um que ataque flores e velas colocadas para os milhões de vítimas do Holocausto não aprendeu nada sobre o maior desastre da história alemã." Cerca de 150 pessoas atenderam ao chamado do prefeito da cidade, Martin Patzelt, e reuniram-se no memorial, ontem, para colocar flores e velas ali.

Prenúncio da guerra

A Kristallnacht, ocorrida na noite do dia 9 para o 10 de novembro de 1938, foi um prenúncio da Segunda Guerra. Nazistas destruíram centenas de sinagogas em toda a Alemanha e Áustria, saquearam casas e lojas de judeus e atacaram judeus, alguns dos quais foram espancados até a morte.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.