• Carregando...
Ataque palestino a uma sinagoga matou um menino de 4 anos | Amir Cohen / Reuters
Ataque palestino a uma sinagoga matou um menino de 4 anos| Foto: Amir Cohen / Reuters

Os ataques de Israel contra a Faixa de Gaza e o disparo de foguetes em direção ao território israelense continuavam nesta sexta-feira (22), pelo terceiro dia após o fim do cessar-fogo temporário. Um menino israelense de 4 anos morreu após um ataque de morteiros nas proximidades da fronteira com Gaza.

No início da tarde, militantes de Gaza dispararam pelo menos 56 foguetes e morteiros contra Israel, que por sua vez realizou pelo menos 28 ataques aéreos contra o território costeiro, informou o Exército.

Um dos ataques atingiu uma fazenda de gado onde dois trabalhadores foram mortos e três pessoas ficaram feridas, informou o funcionário da saúde de Gaza Ashraf al-Kidra. O Exército israelense disse que seus ataques têm como alvo lançadores de foguetes ocultos e depósitos de armas.

Em Israel, um menino de 4 anos morreu no início da noite, após um ataque de morteiros vindos de Gaza. A morte foi confirmada por Eli Bin, chefe do serviço nacional de resgate, em entrevistas a emissoras de televisão. Foi a primeira morte israelense desde que os confrontos foram retomados após o colapso das negociações para um cessar-fogo no Cairo. Em seis semanas de combates, mais de 2 mil palestinos e 68 israelenses morreram.

Cerca de um quarto dos palestinos mortos, 469, eram crianças, segundo dados do funcionário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Gaza, Pernilla Ironside. Dos mais de 10.500 palestinos feridos, cerca de um terço são crianças, diz o Unicef e cerca de 100 mil moradores do território costeiro ficaram sem casa.

Também em Israel, um civil ficou moderadamente ferido por um foguete na cidade de Beersheba, sul do país, e outro ficou levemente ferido por um outro artefato que caiu na cidade de Sderot. Em Ashdod, um foguete atingiu uma sinagoga e três pessoas ficaram levemente feridas por causa dos vidros das janelas quebradas.

O presidente palestino Mahmoud Abbas reuniu-se com o chefe político do Hamas, no Catar para tentar fazer o grupo voltar às negociações para um cessar-fogo e encorajar o Catar a apoiar os esforços do Egito para uma trégua duradoura, informou um funcionário palestino.

Abbas foi para o Egito na noite deste sexta-feira para se reunir com oficiais de inteligência do país e discutir a questão do cessar-fogo, afirmou o funcionário palestino, que falou em condição de anonimato. Abbas deve se reunir com o presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi durante os três dias de visita ao país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]