• Carregando...
 | LILLIAN SUWANRUMPHAAFP
| Foto: LILLIAN SUWANRUMPHAAFP

Os 12 meninos da equipe juvenil de futebol Javalis Selvagens e seu treinador tiveram alta do hospital no fim da tarde desta quarta-feira (7h no horário de Brasília), onde estavam desde que foram resgatados de uma caverna inundada no norte da Tailândia. Agora, eles se preparam para voltar para casa e recomeçar suas vidas.

Segundo a BBC, há planos para que os 13 sejam ordenados como monges budistas por um curto período de tempo - na Tailândia isso é uma tradição para homens que vivenciaram tragédias. 

Veja também: O emocionante resgate na Tailândia em imagens

Esta será a primeira vez que eles aparecerão em público e responderão perguntas de repórteres a respeito das mais de duas semanas que ficaram presos na caverna. As questões dos jornalistas foram previamente avaliadas por um psiquiatra para garantir que não haja estresse para os garotos. 

Como eles ficaram presos? 

Os meninos queriam explorar a caverna por apenas uma hora, em uma excursão após o treino de futebol, no dia 23 de junho. O objetivo era relaxar depois de ter realizado o exercício físico, mas começou a chover e as águas subiram. Diante desse cenário, o grupo procurou um lugar mais alto, usando as mãos para sentir as paredes e encontrar abrigo. 

Leia mais: Dentro do perigo sagrado das cavernas da Tailândia

Como eles foram salvos? 

A operação de salvamento começou no dia 2 de julho, uma semana depois que mergulhadores britânicos encontraram o grupo, ilhado em uma das câmaras secas da caverna. Num primeiro momento, chegou-se a cogitar a hipótese de mantê-los lá por meses até que a época de monções passasse e eles pudessem sair caminhando. Mas a queda do nível de oxigênio dentro da caverna e a possibilidade de que chuvas fortes elevassem o nível de água lá dentro fizeram com que o resgate via mergulho fosse colocado em prática. 

Leia também: Termina o resgate: os 12 meninos e seu treinador são retirados de caverna inundada

Os meninos e o treinador foram retirados da caverna com ajuda de macas, em uma operação que durou três dias. Nas partes alagadas, cada um deles fez o trajeto usando tanques de oxigênio e foram acompanhados por dois mergulhadores durante o percurso, que incluiu passagens escuras, apertadas e com água barrenta.

Quem são eles?

Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, jogam futebol para o time juvenil Moo Pa (Javalis Selvagens, em Português). O grupo inclui um goleiro, dois defensores, quatro meio-campistas e três atacantes, além de um jogador sem posição definida, de acordo com o jornal britânico The Guardian, há ainda um garoto que não faz parte da equipe e estava apenas acompanhando um amigo. Saiba mais sobre eles nesta reportagem.

O treinador é Ekkapol Chanthawong, de 25 anos. Após o desaparecimento do grupo, muitos o repreenderam por ter permitido que os meninos entrassem na caverna na época de monções. Mas para muitos outros na Tailândia, Ekapol, que deixou sua vida no mosteiro há três anos e logo depois se juntou aos Javalis Selvagens para ser assistente técnico, é uma força quase divina, enviada para proteger os meninos enquanto eles passam por essa provação.

 De acordo com as autoridades do resgate, Ekkapol era um dos mais fracos do grupo, em parte porque deu aos meninos sua parcela de comida e de água que eles haviam levado para a caverna. Ele também ensinou os garotos a meditar e conservar o máximo de energia possível até que fossem encontrados. Saiba mais sobre a história de Ekkapol neste artigo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]