• Carregando...
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, responde a questões dos parlamentares no Bundestag (a Câmara Baixa do Parlamento) em Berlim, 26 de junho
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, responde a questões dos parlamentares no Bundestag (a Câmara Baixa do Parlamento) em Berlim, 26 de junho| Foto: Ralf Hirschberger / dpa / AFP

A chanceler alemã, Angela Merkel, falou nesta quarta-feira (26) em sessão no Parlamento em Berlim que vê "com grande preocupação" a situação no Brasil sob o governo do presidente Jair Bolsonaro, que ela descreveu como "dramática".

"Eu vejo com grande preocupação a questão da atuação do novo presidente brasileiro", afirmou a chanceler, que disse que aproveitará a ocasião da cúpula do G20, que acontecerá no Japão nesta sexta-feira e no sábado, para "ter uma conversa direta sobre o tema [com Bolsonaro], porque eu vejo como dramático o que está acontecendo no Brasil".

Merkel falou em resposta ao questionamento da deputada do Partido Verde Anja Hajduk, segundo a Deutsche Welle. A parlamentar havia questionado se o governo alemão deveria seguir investindo nas negociações de livre-comércio entre União Europeia e Mercosul, dizendo que a União Europeia deveria usar seu peso econômico como instrumento de pressão para que direitos humanos e a defesa do meio ambiente sejam observados em outras partes do mundo, como a América do Sul.

A chanceler disse que não concorda que abrir mão de um acordo de livre-comércio com o bloco seria a resposta. "Eu não acho que não levar adiante um acordo com o Mercosul vá fazer com que um hectare a menos de floresta seja derrubado no Brasil. Pelo contrário. E por isso, acredito que não seguir adiante com um acordo com o Mercosul não seja a resposta para o que está acontecendo no Brasil", afirmou Merkel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]