• Carregando...

Os bávaros depositaram seus votos neste domingo (15), em uma eleição que deve dar aos aliados de Angela Merkel quase 50% dos votos, dando impulso à chanceler alemã e aos conservadores uma semana antes da eleição federal.

A União Social-Cristã (CSU) - partido irmão dos Democratas Cristãos (CDU) de Merkel - vem governando o rico Estado do sul do país há 56 anos, denominando-se o governante natural de uma área que tem orgulho de suas tradições e economia.

As pesquisas prevêm que o CSU terá ao menos 47%, o que lhe dará uma maioria absoluta na assembleia regional de Munique, animando os conservadores em todo o país. Os primeiros resultados devem sair às 18h (horário local).

"Cara Angela, vamos colocar a bola na marca do pênalti, você só terá que chutá-la", disse o líder do CSU Horst Seehofer.

Seehofer quer deixar para trás a eleição de 2008, quando o CSU teve seu pior resultado em seis décadas, com 43%. Isso forçou a legenda a forjar uma aliança com os Democratas Livres (FDP), que também são parceiros da coalizão de Merkel no governo.

"É claro que o CSU obterá uma maioria absoluta - estamos na Baviera! Nascemos conservadores e vamos morrer conservadores", disse Bodo Mueller, 66 anos, ao deixar o local de votação em Munique, onde está se preparando para abrir seu café no festival de cerveja Oktoberfest na próxima semana.

Retrato nacional

O bloco combinado do CDU/CSU tem cerca de 40% do apoio nacional, significando que, se realmente ganharem em 22 de setembro, vão precisar de um parceiro para formar um governo, seja o FDP ou os Social Democratas (SPD) com quem ela governou em uma "grande coalizão" de 2005 a 2009.

"Acho que dará a eles força para a eleição da próxima semana, mas eu preferiria ver uma grande coalizão, já que não estou muito contente com o trabalho do FDP", disse Monica Gottlieb, uma gerente de vendas de 51 anos.

Na Baviera e na Câmara Baixa do Parlamento, o FDP corre o risco de ficar abaixo do limiar de 5% para uma cadeira no Parlamento, embora os seus resultados nas pesquisas de opinião tenham melhorado nos últimos meses.

Um desempenho fraco do FDP na Baviera poderia assustar os conservadores em outras partes, fazendo com que dessem seu segundo voto para o FDP, potencialmente enfraquecendo a proporção de votos que vai para o CDU de Merkel.

A Baviera, lar de 12,5 milhões de alemães entre os 80,5 milhões de habitantes da Alemanha, é o único Estado com um partido regional - o CSU - no Parlamento federal.

Quando outros partidos conservadores regionais se uniram para formar o CDU, o CSU permaneceu à parte, refletindo a forte identidade regional da Baviera. Os parlamentares do CSU formam quase um quarto do bloco conservador de Merkel.

Se a Baviera, lar dos fabricantes de automóveis BMW e Audi, fosse um país, teria a sexta maior população e economia da eurozona, o que permite à região exercer pressão sobre a política nacional em questões que vão de energia e família à zona do euro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]