• Carregando...
No vídeo, é possível perceber claramente diferenças no tom de pele do pescoço e do rosto do presidente ucraniano e pixelização na região da cabeça
No vídeo, é possível perceber claramente diferenças no tom de pele do pescoço e do rosto do presidente ucraniano e pixelização na região da cabeça| Foto: Reprodução/Twitter

Um vídeo falso que mostra o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fazendo um discurso de rendição à Rússia começou a circular na internet nesta quarta-feira (16), o que levou a Meta, proprietária do Facebook e Instagram, a divulgar uma mensagem para informar que estava retirando publicações com as imagens das suas plataformas.

No vídeo, Zelensky fala do púlpito presidencial, admite as condições impostas pela Rússia e exorta os ucranianos a depor suas armas.

Entretanto, é possível perceber claramente diferenças no tom de pele do pescoço e do rosto do presidente e pixelização na região da cabeça. Além disso, segundo a Reuters, pessoas que falam ucraniano desconfiaram do sotaque de Zelensky no vídeo.

Nathaniel Gleicher, diretor de política de segurança na Meta, anunciou no Twitter a remoção do vídeo das plataformas da empresa.

“Hoje cedo, nossas equipes identificaram e removeram um vídeo fake alegando mostrar o presidente Zelensky emitindo uma declaração que ele nunca fez. Esse vídeo apareceu em um site apontado como não confiável e depois começou a ser espalhado pela internet”, relatou.

“Analisamos e removemos rapidamente este vídeo por violar nossa política contra mídias manipuladas enganosas e notificamos nossos colegas de outras plataformas”, acrescentou Gleicher.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]