Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relações internacionais

México boicotará festival na França por disputa judicial

Os dois países estão com as relações estremecidas por causa da prisão de uma cidadã francesa condenada por sequestro

O México não participará de um festival francês que este ano celebra a cultura do país latino. Os dois estão com as relações estremecidas por causa da prisão de uma cidadã francesa condenada por sequestro. O Ministério das Relações Exteriores do México lamentou uma declaração do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que disse que o festival seria usado para atrair a atenção para o caso de Florence Cassez.

"É realmente surpreendente que um chefe de Estado tome uma decisão de política exterior que afeta os vínculos entre dois povos e governos em consulta com uma pessoa condenada pela justiça mexicana por delitos de natureza particularmente grave", afirmou a chancelaria mexicana em comunicado. O México "não permitirá que os artistas e criadores, assim como empresários e demais participantes neste programa sejam expostos" ao caso Cassez, disse o órgão.

A França comemora o "Ano do México" desde a semana passada. O festival para celebrar a cultura da nação latina tem previstos 350 shows, exposições e outros eventos, ao longo de 2011. Na semana passada, a ministra das Relações Exteriores da França, Michele Alliot-Marie, disse que desistiria do festival por causa do caso Cassez, mas o governo francês afirmou que a iniciativa não será cancelada.

Cassez foi presa em 2005 e reconheceu que vivia em um rancho onde eram mantidas vítimas de sequestro. Mas ela disse que apenas namorava com um mexicano acusado por sequestro, e que não sabia que as pessoas naquele rancho haviam sido sequestradas. As tensões sobre o caso foram reavivadas na semana passada, quando um tribunal rejeitou uma apelação. A francesa foi condenada a 60 anos de prisão. O advogado dela e o governo francês afirmam que o caso está maculado por abusos, mas o governo do México insiste que a culpa dela foi provada. As informações são da Associated Press.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.