• Carregando...

O governo do México repudiou nesta quarta-feira as propostas do pré-candidato presidencial norte-americano Donald Trump de deportar imigrantes ilegais em massa e fazer os mexicanos pagarem por um muro separando os dois países, que classificou como absurdas, racistas e ignorantes.

Ao lançar seu nome para a indicação do Partido Republicano em Nova York em junho, Trump acusou o México de enviar estupradores e traficantes de droga para a fronteira sul dos Estados Unidos e prometeu construir um muro para manter os imigrantes ilegais longe.

No último fim de semana, Trump afirmou que iria aumentar as taxas para conceder alguns vistos a mexicanos e todas as permissões de passagem de fronteira como parte de um plano mais amplo para fazer o México pagar pela barreira. Ele ainda disse que deportaria milhões de imigrantes sem documentos.

“Continuamos a sustentar nossa posição de que estes comentários refletem preconceito, racismo ou pura ignorância”, declarou o Ministério das Relações Exteriores do México em um comunicado por e-mail nesta quarta-feira.

“Qualquer um que entenda a profundidade do relacionamento EUA-México se dá conta de que estas propostas não somente são preconceituosas e absurdas, mas que seriam prejudiciais ao bem-estar das duas sociedades.”

O titular da pasta, José Antonio Meade, já havia rechaçado as declarações de Trump, que vê como deturpadas por preconceito, racismo e ignorância, em uma entrevista ao jornal San Francisco Chronicle no mês passado. Outras autoridades governamentais mexicanas também criticaram o empresário.

Na terça-feira (18) o porta-voz da Presidência mexicana disse que não tinha comentário sobre as propostas mais recentes de Trump.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]