• Carregando...
Enrique Peña Nieto, presidente do México, disse que não pagará pelo muro arquitetado por Trump | Chatham House London/Timothy A. Clary   AFP
Enrique Peña Nieto, presidente do México, disse que não pagará pelo muro arquitetado por Trump| Foto: Chatham House London/Timothy A. Clary AFP

O governo mexicano declarou que não pagará a conta do muro esboçado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Nesta quarta-feira (11), em sua primeira coletiva de imprensa após vencer a disputa, o republicano voltou a afirmar que vai erguer uma estrutura de 3,2 mil km para separar a fronteira entre os dois países e que o valor - cerca de US$ 12 bilhões - será desembolsado pelos mexicanos, na forma de reembolso.

Mas o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, reafirmou que o México não pagará pelo muro, mas se disse disposto a trabalhar para ter uma boa relação com o governo Trump.

Rússia tem dados privilegiados de Trump, aponta relatório

Leia a matéria completa

“É evidente que temos algumas diferenças com o próximo governo dos Estados Unidos” mas, ainda assim, o governo mexicano trabalhará “para ter uma boa relação com os Estados Unidos e seu presidente”, disse Peña Nieto.

O novo chanceler mexicano, Luis Videgaray, avaliou que “os Estados Unidos têm o direito de proteger suas fronteiras”, mas é “inadmissível que o México pague por infraestrutura dos Estados Unidos. Isso não vai acontecer”, declarou.

“Nem hoje, nem amanhã, nem nunca o México pagará por esse muro estúpido. Se Trump quiser um monumento ao seu ego, ele que pague!”, disse o ex-presidente Vicente Fox.

Migração pode ser evitada

O presidente eleito dos Estados Unidos declarou que, em menos de um ano, construirá o muro na fronteira com o México para evitar a imigração e garantiu que o vizinho pagará pela obra “de uma maneira ou de outra”, possivelmente pagando impostos. Trump ameaça intervir em remessas enviadas por mexicanos nos Estados Unidos.

Trump já havia ameaçado intervir nas remessas que milhões de trabalhadores mexicanos enviam dos Estados Unidos - uma das maiores receitas do México e sustento de muitas famílias -, se o país não pagar a construção do muro ao longo dos 3,2 mil km de sua fronteira sul.

O vice-presidente eleito Mike Pence está trabalhando com várias agências e com o Congresso para aprovar o financiamento do muro e dar início à sua construção, segundo Trump. A polêmica ideia do muro foi lançada no início de sua campanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]