• Carregando...
Teias de aranha construídas na copa de árvores: o fenômeno  é conhecido como “mass ballooning” | Reprodução/Twitter Southern Highland News
Teias de aranha construídas na copa de árvores: o fenômeno é conhecido como “mass ballooning”| Foto: Reprodução/Twitter Southern Highland News

Milhares de aranhas construíram uma teia gigante nas árvores da cidade de Launceston, na Tasmânia.

O fenômeno aconteceu porque recentemente a região foi alvo de enchentes. Isso fez com que as aranhas subissem para o topo das árvores, para se protegerem das águas.

Em entrevista ao Mashable Australia, Graham Milledge, o gerente do acervo de aracnologia do Museu Australiano, explica que esse acontecimento é conhecido como “mass ballooning” (“balonamento de massa”, em tradução livre).

“Muitas aranhas fazem isso para se manterem nas redondezas. Por elas não terem asas e não poderem voar, flutuam por aí em pedaços de seda”, contou Milledge.

Veja imagens das “teias flutuantes”

O fenômeno é mais comum com aranhas jovens ou com espécies menores do animal. Geralmente elas fazem o tecimento sozinhas, mas as teias não são percebidas porque a quantidade de fios produzidos individualmente é pequena.

O especialista acrescentou que os animais devem retornar a seu habitat natural assim que as enchentes acabarem.

No Paraná

Outro fenômeno curioso envolvendo aranhas já foi noticiado pela Gazeta do Povo. Em 2013, centenas de aracnídeos foram registrados no que ficou conhecido como “chuva de aranhas”.

Um vídeo, gravado na cidade de Santo Antonio da Platina, no Paraná, mostrava os insetos construindo teias a partir de postes e fios de energia elétrica, dando a impressão de que estavam caindo do céu.

Na ocasião, o professor de biologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Luiz Carlos de Pontes Silva, explicou que a grande quantidade dos animais se devia ao ambiente propício para reprodução.

Segundo Silva, em uma área livre de predadores naturais, como pastagens e campos sem muitas árvores, a grande multiplicação é esperada.

Veja fotos da teia gigante na Tasmânia

Reprodução/Southern Highland News

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]