• Carregando...
 | NIKLAS HALLE'NAFP
| Foto: NIKLAS HALLE'NAFP

Milhares de protestantes participam de uma marcha em Londres neste sábado (20) para reivindicar um segundo referendo sobre o Brexit, o divórcio do Reino Unido com a União Europeia (UE). O grupo acredita que o resultado de uma nova votação seria diferente do obtido no referendo de 2016, que determinou a saída do país do bloco europeu.

Leia também: Reino Unido e UE estão mais próximos de um acordo para o Brexit

Os organizadores esperam que a manifestação seja a maior anti-Brexit já realizada. São 150 ônibus levando ativistas de todo o país para a capital britânica. 

O Reino Unido deverá sair da UE oficialmente em 29 de março de 2019, mas é necessário que um acordo seja fechado nas próximas semanas para que os Parlamentos da UE e o britânico tenham tempo hábil de ratificá-lo. As negociações, entretanto, têm sido difíceis, especialmente na questão da fronteira entre as Irlandas.

Leia também: Questões-chave ainda estão em aberto no Brexit

Na última quinta-feira (18), análises feitas pela União Europeia e Reino Unido demonstraram que o acordo estaria mais perto do que nunca.

Um sinal interpretado como positivo sobre o andamento das negociações foi o fato de a primeira-ministra britânica, Theresa May, ter descartado a possibilidade de pedir a ampliação do prazo final da transição do Brexit, de dezembro de 2020 para dezembro de 2021. Nesse período, o Reino Unido continuará, na prática, a fazer parte da UE, enquanto os preparativos técnicos serão realizados para o Brexit.

Apesar do tom otimista, no entanto, os principais líderes europeus cobraram de May uma solução para os problemas políticos internos de seu governo. 

Com informações da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]