• Carregando...

Milhares de pessoas percorreram hoje as ruas de Lisboa para protestar contra a política de austeridade aplicada em Portugal em troca da ajuda financeira concedida pelos credores internacionais, que exigem cada vez mais sacrifícios da população.

O movimento cidadão "Que se Lixe a Troika", procedente do grupo dos indignados, também convocou manifestações em Porto e em outras 12 cidades.

"Há uma saída: o governo na rua", "O euro afunda o país, referendo imediato", "Não à troika, não à fome", eram alguma das frases estampadas nos cartazes e faixas dos manifestantes.

Os moradores de Lisboa se reuniram no centro histórico da cidade antes do início da passeata e caminharam até o Parlamento.

No começo da manifestação, o número de participantes parecia menor que nas concentrações convocadas anteriormente por esse movimento, em 15 de setembro e 2 de março, quando reuniram centenas de milhares de pessoas.

Os manifestantes protestam contra as novas medidas de austeridade anunciadas para 2014 como parte do programa de ajuste negociado em maio de 2011 por Portugal com a troika. O pacote deve render um empréstimo de 78 bilhões de euros.

A troika é formada por União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI) -são essas organizações que avaliam as contas reais de Portugal e negociam financiamentos.

Para alcançar as metas fixadas pelos credores e levar o déficit público a 4% do PIB em 2014, o governo de centro-direita apresentou em 15 de outubro um projeto orçamentário marcado por cortes drásticos nos salários e nas pensões dos funcionários públicos.

Analistas preveem o aumento da tensão social no país nas próximas semanas, já que os sindicatos anunciaram novas manifestações e uma série de greves no setor público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]