• Carregando...
A maioria dos refugiados são mulheres e crianças
A maioria dos refugiados são mulheres e crianças| Foto: EFE/EPA/ROBERT GHEMENT

Milhares de refugiados ucranianos estão chegando à Itália através da fronteira do país com a Eslovênia, segundo informaram nesta terça-feira (8) a Unicef e a ONG Save the Children. Ao todo, de 300 a 600 pessoas chegam ao país todos os dias. Na maioria, são mulheres, crianças e idosos.

Nos últimos quatro dias, as organizações atenderam 1,6 mil pessoas que cruzaram a fronteira do território italiano, na cidade de Trieste. Na região, os voluntários distribuem bens de primeira necessidade, como cobertores, sabonetes, compressas, comida, água, máscaras, assim como jogos e livros de colorir para as crianças.

As crianças representam 40% dos refugiados. “Elas estão esgotadas, após uma longa e difícil viagem, e têm medo em seus olhos pelo que viram. Em muitos casos, as mães se sentem sobrecarregadas pelo sentimento de responsabilidade com os filhos e angústia pelos familiares que ficaram para trás", disse Raffaela Milano, diretora dos programas da Save the Children na Itália.

Além disso, a coordenadora do Escritório Regional da Unicef para a Europa e Ásia Central no país, Anna Riatti, destacou a necessidade de "garantir uma informação adequada nos principais pontos de entrada e tráfego, a identificação correta dos menores e a ativação de canais de acolhimento, que também envolvam a sociedade civil, como o acolhimento familiar".

Desde o início da invasão russa, 17.286 cidadãos ucranianos chegaram à Itália, sendo 8.608 mulheres, 1.682 homens e 6.996 menores de idade, segundo dados atualizados pelo Ministério do Interior. A maioria se dirigiu às cidades de Roma e Bologna, ambas na região central, Milão, no norte, e Nápoles, no sul.

Na segunda-feira (7), a ministra do Interior da Itália, Lucia Lamorgese, anunciou que os controles de fronteira serão reforçados, para ajudar os refugiados, diante da expectativa do recebimento de até 900 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]