• Carregando...
Batalha de Baghouz, Síria
Pessoas que fugiram do último reduto do Estado Islâmico em Baghouz chegam ao ponto de verificação coordenado pelas Forças Democráticas da Sírias, apoiadas pelos EUA, em 6 de março de 2019, antes de serem encaminhadas para os acampamentos de deslocados. Foto: Delil Souleiman / AFP| Foto:

Um grupo militante de mulheres leais ao Estado Islâmico está aterrorizando pessoas que fugiram da frente de batalha para este vasto acampamento no nordeste da Síria, exigindo que eles sigam os códigos rígidos que costumavam ser impostos pelo grupo e criando um problema complicado para as forças lideradas por curdos que controlam o local.

No lotado campo de refugiados de Al-Hol, as verdadeiras fiéis têm ameaçado aquelas que elas consideram ímpias, exibindo facas, cuspindo e jogando pedras neles, e até queimando suas tendas. Oficiais da inteligência dizem que as militantes do Estado Islâmico também formaram células dentro do campo para realizar as punições de forma mais sistemática.

As líderes desse movimento são mulheres de países como Egito, Marrocos e Tunísia, que produziram alguns dos seguidores mais fervorosos do Estado Islâmico nos últimos anos, segundo funcionários das Forças Democráticas da Síria (FDS), as tropas lideradas pelos curdos.

Embora existam dezenas de instigadores, as fileiras daqueles que permanecem firmemente atrás do Estado Islâmico ainda poderiam chegar aos milhares, e eles estão comprometidos em defender sua ideologia, mesmo que o autodeclarado califado tenha chegado ao fim.

"Esperamos que o Estado Islâmico volte", disse Um Aisha, 22 anos, uma iraquiana residente no campo. "Nós tínhamos a sharia lá. Aqui só há corrupção."

Coberta da cabeça aos pés de preto, ela disse que muitas vezes adverte as outras moradoras do campo por não se vestirem de forma conservadora ou por negligenciar suas orações.

No Estado Islâmico, "eles nos diziam o que era certo e o que era errado. Era melhor", disse ela. "Aqui, as pessoas vestem o que quiserem."

Extremismo ainda maior

Enquanto as tropas curdas, apoiadas pelos EUA, lutavam recentemente para capturar a última fortaleza do Estado Islâmico na aldeia de Baghouz, no leste da Síria, milhares de pessoas fugiram dos combates. O FDS separou os homens, enviando-os para centros de detenção. Mulheres e crianças foram transportadas para o campo de deslocados de Al-Hol, que viu sua população explodir desde o início de dezembro, de 9.000 para mais de 73.000 pessoas.

"O que fizemos foi pegar Baghouz e trazê-la para cá", disse Mahmoud Gadou, um funcionário curdo responsável pelos deslocados no nordeste da Síria.

O Estado Islâmico já deteve uma vasta faixa de território na Síria e no Iraque, onde militantes cometeram terríveis atrocidades, incluindo execuções em massa e escravidão sexual. O grupo também atraiu recrutas de vários lugares do mundo, prometendo a eles uma utopia islâmica onde eles poderiam praticar abertamente sua fé.

"Quando as pessoas começaram a chegar de Baghouz ao acampamento, a atmosfera mudou completamente", disse Gadou. Antes disso, quando o acampamento abrigava cerca de 10 mil sírios e iraquianos, "as mulheres não cobriam seus rostos. Agora, você não vê uma menina com mais de 8 anos sem um véu", disse ele.

Muitas dos que adotaram roupas mais conservadoras estão com medo, dizem as autoridades, e querem evitar o assédio das seguidoras do Estado Islâmico. Outras foram persuadidas pelas adeptas do grupo.

"Algumas dessas pessoas vieram de áreas que já eram conservadoras, mesmo que não apoiassem o Estado Islâmico", disse Mohamed Bashir, diretor de relações públicas da administração liderada pelos curdos do campo. "Mas agora, elas são ainda mais extremas. As tensões estão altas."

As mulheres militantes têm mirado as equipes de saúde e os trabalhadores humanitários, chamando-os de "infiéis". Em um caso citado por um funcionário da ajuda humanitária, elas jogaram excrementos em um homem que extraía esgoto de uma latrina no acampamento que hospeda estrangeiros. Algumas mulheres também usaram as bordas afiadas de latas de atum para cortar barracas e atacar outras pessoas, incluindo aquelas que expressaram arrependimento por se terem se juntado ao califado.

Em um recente incidente no mercado do campo, uma mulher que brandia uma faca ameaçou um homem que vestia uma camisa com uma frase em inglês, disse Gadou, e tanto homens quanto mulheres são frequentemente repreendidos pelos extremistas por se comportarem de forma inadequada ao violar sua dura interpretação da lei islâmica.

Estrangeiras

Enquanto as forças curdas dizem que prenderam alguns dos piores criminosos, incluindo aqueles que queimaram tendas, as autoridades reconhecem que não podem proteger todos em al-Hol.

Algumas mulheres estavam sendo muito intimidadas pelas verdadeiras fiéis para discutir abertamente as tensões no campo ou se elas haviam sido alvejadas.

Uma mulher alemã, que falou sob condição de anonimato, disse que viajou para o Oriente Médio para viver sob o Estado Islâmico, em parte, porque costumava ser assediada na Alemanha por usar o niqab, um véu preto que cobre o rosto.

"Na época, foi a decisão certa para mim", disse ela. "Mas agora, eu não sei", ela acrescentou, com a voz baixa até que decidiu não falar mais.

"Não posso falar sobre isso", disse ela, explicando que não queria enfurecer os partidários do Estado Islâmico no campo.

Gaylon Su, da ilha caribenha de Trinidad e Tobago, disse que nunca foi uma defensora do Estado Islâmico. Ela disse que viajou para a Síria com seu marido logo depois de se converter ao islamismo em 2014. Ela fica em uma seção segregada do campo reservada para milhares de mulheres de fora da Síria e do Iraque.

Ela é tratada severamente. "Eles me odeiam", disse Su, 45 anos, sobre os extremistas ao seu redor. "É difícil aqui. Eu não tenho amigos. Sou uma infiel para eles."

Muitos se comprometeram a ressuscitar o califado, caso sejam libertados.

"Viver no califado, foi uma coisa tão linda", disse Um Safia, uma francesa de 27 anos da cidade de Marselha. "Queremos viver sob a lei islâmica", disse ela, acrescentando que ela reza pelo retorno do Estado Islâmico. Mesmo quando ela segurava a sua filha que morreu em seus braços em Baghouz, ela disse, sua fé era inabalável.

Terreno fértil para o extremismo

Funcionários temem que o acampamento, que está enfrentando uma crise humanitária cada vez maior, possa se tornar um terreno fértil para mais extremismo.

"Temos dois tipos de extremistas. Primeiro, há aqueles que vão morrer antes de vir até nós e pedir ajuda", disse Dilovan, uma autoridade da inteligência curda no campo que se recusou a dar seu nome completo por razões de segurança.

"O segundo tipo é aquele que aceitou sua realidade atual", disse ela. "Mas se eles tivessem a oportunidade de nos atacar ou de se libertar, eles a aproveitariam."

Em um dia recente, dezenas de mulheres estrangeiras se reuniram na cerca de arame que as isola do resto do campo. Elas gritavam para os guardas curdos armados que as vigiavam.

"Elas nos tratam como cachorros!" gritou uma mulher, que disse que era da Rússia.

Outra mulher, que falava em um dialeto árabe do norte da África, empurrou um dos membros das forças de segurança, ao mesmo tempo em que embalava uma criança. "Você tem uma arma grande, mas não temos medo de você!" ela gritou.

Longe da briga, Hanifa, de 27 anos, que disse ser da região do Daguestão, na Rússia, avistou uma mulher sem véu.

"Eu não gosto disso", disse ela. "As mulheres devem cobrir seus rostos."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]