• Carregando...
Militares russos chegam à Venezuela com uniformes da Força Armada Bolivariana
| Foto: Reprodução / Twitter / Mariana Reyes

Cerca de 40 militares russos chegaram na terça-feira (10) ao Parque Nacional Canaima, na Venezuela, alguns vestidos com uniformes da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB), de acordo com a jornalista venezuelana Mariana Reyes, que divulgou fotos da chegada dos militares em redes sociais.

Os soldados chegaram à Venezuela a bordo de um avião Shaanxi Y-8, fabricado pela China. Eles transportaram equipamentos micro-ondas, antenas de satélite, inibidores de sinal, entre outros, segundo a jornalista. "As autoridades dizem à população que o contingente vem fazer um estudo do espaço aéreo, já que o estado venezuelano não conta com a tecnologia de enfrentar a ameaça do envio de 'drones americanos' ao sul do país", disse Reyes.

"Há preocupação e nervosismo entre os moradores porque não está claro qual o motivo da presença russa e enfrentam a proibição de fazer fotos e vídeos", acrescentou.

As autoridades prometeram que a visita contribuirá com a reativação da atividade turística do parque, embora tenham garantido aos moradores que os russos irão embora na sexta-feira, segundo a jornalista. Uma assembleia com o almirante William Miguel Serantes Pinto, para dar mais detalhes à população sobre a chegada dos russos, estava programada para esta quarta-feira.

O apoio da Rússia e da China à Venezuela é um dos principais fatores que garantem a permanência do ditador venezuelano Nicolás Maduro no poder - além do apoio das suas próprias forças armadas. Moscou e Pequim são também os principais credores da grande dívida externa da Venezuela, que conta com as maiores reservas de petróleo conhecidas do mundo.

Canaima, local onde o avião com militares russos pousou | Imagem: Google Earth
Canaima, local onde o avião com militares russos pousou | Imagem: Google Earth
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]