Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ucrânia

Ministério diz que 67 policiais foram capturados por manifestantes em Kiev

Segundo um deputado da oposição, os policiais são mantidos no interior do prédio da prefeitura de Kiev, que foi ocupado pelos manifestantes.

Policial é detido por manifestantes em Kiev | Reuters/Yannis Behrakis
Policial é detido por manifestantes em Kiev (Foto: Reuters/Yannis Behrakis)
Manifestação contra o governo em Kiev |

1 de 2

Manifestação contra o governo em Kiev

Barricadas montadas pelos manifestantes nos protestos contra o governo |

2 de 2

Barricadas montadas pelos manifestantes nos protestos contra o governo

O Ministério do Interior da Ucrânia informou que 67 policiais foram capturados por manifestantes em Kiev nesta quinta-feira. Imagens transmitidas pela televisão ucraniana mostram manifestantes aparentemente levando os policiais para o acampamento de protesto no centro da capital.

Segundo um deputado da oposição, os policiais são mantidos no interior do prédio da prefeitura de Kiev, que foi ocupado pelos manifestantes.

O mesmo Ministério também pediu aos moradores de Kiev que permaneçam em locais fechados em razão do "estado de espírito agressivo das pessoas".

Mortos

Nesse ambiente, o número de vítimas fatais e de feridos varia muito de acordo com a fonte da informação. O médico Andriy Huk, que integra o serviço montado pelos manifestantes, disse à Associated Press que 32 pessoas morreram até essa quinta-feira em confrontos com as forças de segurança ucranianas. Mas segundo a rede de televisão CNN, o chefe desse mesmo serviço afirmou que 100 pessoas morreram e 500 ficaram feridas depois que a trégua acertada na quarta-feira foi rompida.

Oficialmente, pelo menos 67 pessoas morreram em confrontos entre polícia e manifestantes na capital ucraniana nesta quinta-feira (20). A oposição diz que o número de mortos já passa de cem. As mortes aconteceram durante novos episódios de violência horas depois de o presidente do país, Viktor Yanukovych, e líderes da oposição, que exigem sua renúncia, terem convocado uma trégua e negociações para tentar resolver a crise política ucraniana.

Um repórter da Associated Press viu 21 corpos nesta quinta-feira colocados nas proximidades de um acampamento de protesto no centro de Kiev. Além dessas vítimas, um policial foi morto e 28 sofreram ferimentos por arma de fogo hoje, informou à AP o porta-voz do Ministério do Interior, Serhiy Burlakov.

Perda de apoio

Os confrontos já resultam em perda de apoio ao presidente Viktor Yanukovych. O prefeito de Kiev Volodymyr Makeyenko anunciou em comunicado sua saída do Partido das Regiões, do qual Yanukovych faz parte. Ele justificou a decisão afirmando que "devemos ser guiados apenas pelos interesses do povo. Esta é a nossa chance de salvar as vidas das pessoas."

Makeyenko informou também que vai continuar a cumprir seus deveres no cargo enquanto contar com a confiança do povo.

Outro influente membro do partido governista, Serhiy Tyhipko, disse que tanto Yanukovych quanto os líderes opositores "perderam completamente o controle da situação". "Sua falta de ação está levando ao fortalecimento da oposição e a vítimas humanas", disse ele à agência de notícias Interfax.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.