• Carregando...

O ministro do Interior e Comunicação do Japão, Yoshitaka Shindo, visitou nesta quarta-feira, por ocasião do Ano Novo, o santuário de Yasukuni em Tóquio, um símbolo do imperialismo japonês e tradicional ponto de atrito com China e Coreia do Sul.

A visita acontece dias depois da efetuada pelo primeiro-ministro, Shinzo Abe, ao santuário, que homenageia, entre outros, 14 criminosos de guerra, o que gerou uma forte polêmica e críticas internacionais.

Tanto a China como a Coreia do Sul, países que sofreram com a colonização japonesa, qualificaram a visita de Abe ao santuário símbolo do colonialismo e militarismo japonês na última quinta-feira, como "lamentável" e "ofensiva".

Por outro lado, os Estados Unidos, importante aliado do Japão, mostraram sua "decepção" por um gesto que consideraram que pode criar tensão entre os países da região do nordeste da Ásia.

A visita de Abe a Yasukuni foi a primeira de um chefe de governo - desde 2006 - ao santuário que presta homenagem aos milhões de caídos do Exército Imperial Japonês entre 1853 e 1945.

O ministro do Interior, conhecido por seus duros posicionamentos nos conflitos territoriais do Japão com seus vizinhos, já visitou o santuário em outubro passado por causa do Festival de Outono, o que foi muito criticado por Pequim e Seul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]