• Carregando...
Posicionamento de Stef Blok, chanceler dos Países Baixos, despertou fortes críticas entre parlamentares | BART MAAT/AFP
Posicionamento de Stef Blok, chanceler dos Países Baixos, despertou fortes críticas entre parlamentares| Foto: BART MAAT/AFP

No mês passado, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, viralizou na internet quando limpou seu próprio café derramado. Agora, o ministro das Relações Exteriores do país, Stef Blok, atrai um tipo de atenção muito diferente.

O chanceler está sendo criticado por comentários em uma recente reunião de funcionários holandeses de organizações internacionais em Haia. Durante uma palestra, Blok afirmou que a diversidade gera conflitos.  "Dê-me um exemplo de uma sociedade multiétnica e multicultural, onde a população indígena ainda vive ... onde eles vivem em uma união pacífica e social", disse Blok, segundo a Reuters. "Não sei de nenhum." 

Quando alguém na plateia apontou para o Suriname, uma antiga colônia holandesa, Blok refutou. "Admiro seu otimismo", ele respondeu. "O Suriname é um estado falido e está muito ligado à sua composição étnica." 

O Suriname, na América do Sul, é formado pelos descendentes de trabalhadores asiáticos, escravos africanos e povos indígenas, segundo a Reuters. O Fundo para a Paz, que publica um relatório anual sobre Estados falidos e em dificuldades, lista o Suriname entre os países mais estáveis do mundo. O país ganhou sua independência dos holandeses em 1975. 

Ele especulou que os seres humanos "em algum lugar no fundo de nossos genes" querem "um grupo definido".  "Não consigo ver a diferença entre um hutu e um tutsi (duas etnias da África Ocidental, nem entre um sunita ou um xiita (dois ramos do islamismo)", disse ele. 

Grande repercussão

Os comentários de Blok - que foram ao ar no programa de televisão holandês Zembla na quarta-feira - provocaram uma grande repercussão. Vários parlamentares pediram ao ministro das Relações Exteriores que se explicasse.  "O trabalho de um ministro das Relações Exteriores é manter relações diplomáticas", escreveu o deputado Kees Verhoeven, em uma carta aberta, chamando os comentários de Blok de "incompreensíveis". 

Mas Blok não está se desculpando. Quando perguntado, disse ao programa de televisão: "Minha contribuição durante a sessão de perguntas e respostas na reunião foi em parte direcionada a provocar uma reação da platéia. Durante a reunião fechada, usei ilustrações que poderiam parecer mal escolhidas no debate público."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]