• Carregando...
“Não poderia haver resultado melhor”, diz Trump | MANDEL NGAN/
AFP
“Não poderia haver resultado melhor”, diz Trump| Foto: MANDEL NGAN/ AFP

Na manhã deste sábado (14), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou as redes sociais para saudar os aliados do ataque à Síria.

"Um ataque perfeitamente executado na noite passada. Obrigado à França e ao Reino Unido pela sua sabedoria e pelo poder de seus excelentes exércitos. Não poderia haver resultado melhor. Missão cumprida!", escreveu ele em sua conta do Tweeter.  

Minutos depois, ele publicou uma outra mensagem dizendo estar orgulhoso do Exército americano que, segundo ele, será o melhor que o país já teve uma vez aplicado o dinheiro aprovado para gasto militar.  

Comunidade Internacional

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse, em comunicado divulgado pelo governo, que o país apoia a decisão dos Estados Unidos, do Reino Unido e da França em relação ao ataque na Síria. "Apoiamos a decisão dos países de bombardear as estruturas que o regime de Bashar al-Assad utiliza para atacar seu próprio povo com armas químicas", diz o comunicado de Trudeau. 

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker divulgou neste sábado (14) uma declaração de apoio aos ataques. "Como a Comissão Europeia declarou, o uso de armas químicas é inaceitável em qualquer circunstância e deve ser condenado nos termos mais fortes", disse. Segundo Juncker, a comunidade internacional tem a responsabilidade de identificar e responsabilizar os responsáveis por qualquer ataque com armas químicas, e defendeu "um cessar-fogo duradouro" para os oito anos de conflito na Síria, de maneira a preparar o caminho para uma solução política negociada liderado pelas Nações Unidas, "para trazer paz ao país de uma vez por todas".

O ministro das Relações Exteriores da França ameaçou novos ataques com mísseis contra a Síria se o governo sírio usar armas químicas novamente. O ministro disse que a França "não tem dúvidas" de que o governo sírio estava por trás de supostos ataques químicos realizados no fim de semana passado. A Síria nega a responsabilidade. Le Drian disse à emissora de televisão BFM que o objetivo da missão aliada "foi alcançado", mas se a "linha vermelha for cruzada novamente", pode haver outro ataque.

A chanceler alemã, Angela Merkel, classificou a ação militar conjunta de Estados Unidos, Reino Unido e França, contra a Síria, como "necessária". Ela também responsabilizou a Rússia por se mostrar indiferente ao ataque químico do regime sírio no Conselho de Segurança da ONU.

Ataque

Os Estados Unidos, Reino Unido e França lançaram mais de cem mísseis sobre a Síria na manhã de sábado (14) na primeira intervenção militar coordenada por países do Ocidente contra o governo de Damasco. Os aliados alegam que o ataque é uma resposta ao uso de armas químicas pelo governo de Bashar al-Assad no último dia 7.  

A Síria e a Rússia, sua aliada, condenaram os ataques dos mísseis alegando não ter sido comprovado o uso de armas químicas em Douma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]