• Carregando...

Os observadores internacionais da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), que tentam há três dias entrar na península ucraniana da Crimeia, foram recebidos neste sábado (08) com tiros de advertência ao se aproximar de um posto fronteiriço, informaram à Agência Efe fontes deste organismo em Viena.

"Estavam se aproximando do posto de controle quando foram disparados tiros de advertência", explicou Tatiana Baeva, do escritório de imprensa da OSCE, acrescentando que nenhum dos integrantes da missão ficou ferido.

Perante essa situação, os observadores militares da OSCE decidiram retirar-se da cidade de Jarson, para avaliar os passos a seguir, depois que já na quinta e na sexta-feira foram impedidos de entrar na Crimeia por grupos armados que bloqueiam os acessos desde o resto do território ucraniano.

A OSCE não deu informação sobre a afiliação desses grupos ou quem os controla.

O envio de observadores não armados foi solicitado pelo governo de Kiev e decidido na terça-feira passada pelo Conselho Permanente e do Fórum de Segurança e Cooperação da OSCE, com o objetivo de analisar no terreno a situação e esclarecer se a Rússia colocou tropas em solo ucraniano.

A missão está formada por 54 pessoas de 29 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]