• Carregando...
bandeira confederado
bandeira do estado do Mississippi em frente ao Capitólio do Estado do Mississippi, em Jackson.| Foto: Rory Doyle/AFP

Legisladores do estado americano do Mississippi aprovaram neste domingo (28) a retirada do símbolo confederado de sua bandeira, após pressão dos protestos contra o racismo nos Estados Unidos. Com apoio de democratas e republicanos, a decisão deve ser ratificada pelo governador Tate Reeves e, então, a bandeira atual deixará de ser oficial.

Uma comissão vai desenhar uma nova bandeira, sem o emblema considerado racista e com a frase "Em Deus Nós Confiamos", a qual será colocada em votação em um referendo marcado para 3 de novembro, no mesmo dia das eleições gerais dos Estados Unidos.

O presidente da Câmara de Deputados do Mississippi, o republicano Philip Gunn, disse que o símbolo confederado na bandeira do estado é ofensivo. O senador democrata John Horhn disse que, apesar de não ser uma solução para os problemas causados pelo passado racista do país, a remoção do emblema "é um grande passo no caminho que estamos dando para reconhecer a humanidade e a autoestima que Deus nos deu".

Mississippi é o único estado americano que carrega em sua bandeira o símbolo da batalha dos Confederados, um quadrado vermelho marcado com um X azul com 13 estrelas brancas, que representavam os estados sulistas que eram contra a abolição da escravidão na Guerra Civil dos EUA. A bandeira estadual foi criada em 1894, em reação ao poder político que os afro-americanos conquistaram após a Guerra Civil. Algumas cidades e universidades públicas do Mississippi já não a hasteiam mais.

Em um referendo realizado em 2001, o estado americano votou para manter a bandeira com o símbolo confederado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]