• Carregando...
Príncipe Felipe vai assumir a coroa com credibilidade | Susana Vera/Reuters
Príncipe Felipe vai assumir a coroa com credibilidade| Foto: Susana Vera/Reuters

Uma pesquisa publicada ontem pelo jornal El País relata que 49% dos espanhóis apoiam uma monarquia com o príncipe Felipe como rei, enquanto 36% desejam a instauração de uma república. Além disso, para 62% dos entrevistados, "em algum momento" deve ser convocado um plebiscito para decidir se a Espanha deve seguir como uma monarquia ou não. Esse desejo é mais comum entre os jovens.

A pesquisa também indicou um amplo apoio dos espanhóis à abdicação do rei Juan Carlos e um alto reconhecimento de sua atuação no poder. O estudo foi realizado pelo instituto Metroscopia e teve mil entrevistas, realizadas nos dias 4 e 5 de junho.

Protestos

Desde a divulgação da notícia da abdicação, dezenas de milhares de opositores à Coroa protestaram em diversas cidades espanholas pedindo um referendo. No sábado, houve novas manifestações nas quais se dizia "Espanha, amanhã, será republicana!".

"Acredito que antes que nos imponham a monarquia, o povo tem que falar", afirma Carmen Rodríguez, funcionária administrativa de 55 anos.

"Isso não é ‘não’ à monarquia, mas ‘sim’ ao referendo", acrescenta e diz que a Espanha aceitou Juan Carlos em 1975 "porque vinha de uma ditadura onde havia muita repressão e muito medo".

O jornal La Razón publicou neste domingo outra pesquisa, realizada pelo instituto NC Report entre os dias 2 e 6 de junho a partir de 900 entrevistas, que demonstrou que 77,4% dos espanhóis consideram bom ou muito bom o reinado de Juan Carlos I.

Por este levantamento, 72,3% acredita que a monarquia dá estabilidade à nação, enquanto 87% acredita que o príncipe está preparado para assumir a Coroa.

Juan Carlos, 76, presidiu ontem sua última cerimônia militar antes de ser substituído por seu filho Felipe. Foi a celebração do Dia das Forças Armadas, em Madri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]