• Carregando...
Homem busca informações sobre o acidente. | Antara Foto/Reuters
Homem busca informações sobre o acidente.| Foto: Antara Foto/Reuters

Um avião com 54 pessoas a bordo caiu em uma remota área montanhosa da Indonésia neste domingo (16), disse o diretor-geral de Transportes Aéreos, Suprasetyo, horas depois de uma aeronave da Trigana Air perder contato com o controle de tráfego aéreo. “A informação mais recente é de que o avião Trigana que perdeu contato foi localizado no Campo 3, distrito de Bape, na área das montanhas de Bintang”, disse Suprasetyo.

“Moradores forneceram informação de que a aeronave caiu na montanha de Tangok.” Ainda não há informações sobre se o acidente, o mais recente em uma série de desastres aéreos da nação, deixou vítimas. O diretor de Operações Aéreas da Trigana, Beni Sumaryanto, afirmou que minutos depois de saber que a aeronave havia desaparecido, outro avião vasculhou a mesma rota.

Dez minutos antes da hora de aterrissar, o comandante entrou em contato com a torre de controle de Oksibil para pedir permissão para pousar, informou o capitão Beni Sumaryanto, diretor de Operações da Trigana Air.

“Mas o avião não chegou e, meia hora após o horário previsto para a chegada, a companhia enviou um outro avião para fazer a mesma rota e tentar localizar a aeronave desaparecida”, afirmou Sumaryanto.

O tempo, porém, estava muito ruim, e o segundo avião retornou para o aeroporto de Jayapura.

Segundo o diretor da companhia, a cidade de Oksibil fica em uma área muito montanhosa, onde o clima é muito imprevisível. “De repente, o tempo se torna nebuloso, escuro e com ventos, sem aviso prévio”, disse.

O porta-voz do Ministério dos Transportes, J. A. Barata, confirmou que o tempo estava ruim na região , o que impedia a realização de buscas.

Proibida

A Trigana Air é uma pequena companhia, fundada em 1991, que oferece voos domésticos para cerca de 40 destinos na Indonésia.

Com 14 incidentes sérios registrados desde que começou a funcionar, a Trigana Air está na lista negra de companhias da União Europeia desde 2007.

As aeronaves da empresa estão proibidas de passar pelo espaço aéreo europeu devido a preocupações sobre seus padrões de segurança.

A empresa geralmente usa pequenas aeronaves na montanhosa região de Papua, e as más condições atmosféricas causaram vários acidentes nos últimos anos.

O setor aéreo da Indonésia está crescendo rapidamente, e as companhias têm tido dificuldade em encontrar técnicos e pilotos bem treinados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]