• Carregando...
Kabi Tajima era a pessoa mais velha do mundo |
Kabi Tajima era a pessoa mais velha do mundo| Foto:

Aos 117 anos, Nabi Tajima era mais velha que a Austrália moderna e todas as outras pessoas que viviam no planeta Terra. 

Tajima, nascida em 4 de agosto de 1900, em Araki, no Japão, era reconhecida como a pessoa mais velha do mundo. Ela morreu no sábado, depois de ter ficado hospitalizada desde janeiro, informou a Associated Press, e era a última pessoa conhecida nascida no século XIX. 

Ela estava morando na pequena cidade da ilha de Kikai, informou a AP. 

Fama passageira

O título de "pessoa viva mais velha do mundo" é notável, embora passageiro. Tajima ganhou a distinção em setembro, quando Violet Brown, de 117 anos, morreu na Jamaica. Brown foi a pessoa mais velha do mundo por cerca de cinco meses. 

Tajima estava no grupo exclusivo de supercentenários, pessoas que cruzaram o limite de 110 anos. O Gerontology Research Group, sediado nos EUA, que monitora pessoas certificadas que se tornam supercentenárias, reporta 36 em todo o mundo. Todas — menos um — são mulheres, e 18 delas são japonesas. Boas dietas e estrutura familiar de apoio foram relacionadas à longeva expectativa do Japão. 

Tajima ocupou os séculos XIX, XX e XXI e era uma das poucas pessoas que se recordarvam de uma época anterior à Primeira Guerra Mundial. Dois dias depois de seu 45º aniversário, os Estados Unidos lançaram a primeira de duas bombas atômicas a nordeste de sua ilha natal. 

Seu legado é extenso; ela teve nove filhos e 160 descendentes, incluindo um tataraneto, informa o Gerontology Research Group. 

Segredo

O segredo de Tajima para a longevidade era "comer coisas deliciosas e dormir bem", disse o grupo. Ela costumava dançar com as mãos ao som de um samisen, um instrumento tradicional de três cordas.

Chiyo Miyako, também no Japão, se tornou a pessoa mais velha do mundo, de acordo com o grupo. Aos 116 anos e 355 dias, ela tem cerca de nove meses para atingir a marca de sua compatriota de 117 anos e 260 dias. 

Miyako não teria que viajar muito para visitar seu compatriota masculino. Masazo Nonaka, do Japão, com 112 anos e 271 dias de idade, foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records este mês. A organização foi definida para reconhecer Tajima antes de morrer, informou a AP.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]