• Carregando...

O primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, anunciou em entrevista coletiva que o líder da rede terrorista Al-Qaeda neste país, Abu Musab al-Zarqawi, foi assassinado em uma operação militar conjunta entre forças iraquianas e americanas ao norte de Bagdá, informou nesta quinta-feira a televisão estatal. O canal Iraqiya disse que sete assessores de Zarqawi também morreram em um bombardeio na cidade de Baquba, ao norte da capital.

- Hoje Zarqawi foi morto.Toda vez que um Zarqawi aparecer nós o mataremos. Vamos continuar enfrentando quem seguir seu caminho - afirmou Maliki.

O jordaniano Abu Musab al-Zarqawi era responsável por uma série de ataques como forma de pressionar a retirada das tropas americanas do país. Um dos mais trágicos foi contra a sede das Nações Unidas em Bagdá, em agosto de 2003. Vinte e duas pessoas morreram, entre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, chefe da missão da ONU no país.

Para o embaixador americano no Iraque, Zalmay Khalilzad, a morte de Zarqawi marca um grande êxito mas não significa o fim da violência no país.

O general George Casey, que comanda as tropas americanas no Iraque, disse que o corpo de Zarqawi já foi reconhecido. e que Zarqawi foi morto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]