• Carregando...
Imagem de 1998 mostra John Glenn, então senador, antes de embarcar em nova missão espacial | HO/AFP
Imagem de 1998 mostra John Glenn, então senador, antes de embarcar em nova missão espacial| Foto: HO/AFP

O astronauta John Glenn, o primeiro americano a orbitar o planeta, faleceu aos 95 anos – informou o Departamento que leva seu nome na Universidade Estadual de Ohio, nesta quinta-feira (8).

“John Glenn, um ícone americano, cuja crença no dever cívico e no serviço público o levou a servir a seu país como um piloto de combate dos Fuzileiros Navais, um pioneiro em viagens espaciais e um senador americano por Ohio, faleceu nesta quinta, 8 de dezembro de 2016, em Columbus”, anunciou a faculdade em sua página institucional.

“Com a morte de John, nossa Nação perdeu um ícone e Michelle e eu perdemos um amigo”, declarou o presidente americano, Barack Obama, que se referiu a Glenn como “o último dos nossos primeiros astronautas”.

“Quando Jonn Glenn decolou de Cabo Canaveral a bordo de um foguete Atlas, em 1962, levou as esperanças de uma nação” e quando retornou à Terra, “poucas horas mais tarde, após orbitar o planeta, nos recordou que com coragem e o espírito dos descobridores não há limites para o que podemos alcançar juntos”.

Segundo o presidente, Glenn “passou sua vida quebrando barreiras”, como piloto de combate, impondo recordes de velocidade em voos transcontinentais” e sendo o “ser humano mais velho a tocar as estrelas”.

“John sempre fez o que era certo, e com isto inspirou gerações de cientistas, engenheiros e astronautas que nos levarão à Marte e ainda mais além, e não apenas para visitar, mas para ficar por lá.

“Boa sorte, John Glenn!”, declarou o governador de Ohio, John Kasich.

Em 1962, quando os Estados Unidos buscavam recuperar o terreno perdido na corrida espacial com a União Soviética, Glenn fez historia como parte do famoso “Projeto Mercurio”, orbitando a Terra. Durante a Segunda Guerra Mundial, Glenn pilotou um avião de transporte e na Guerra da Coreia, em 1953, participou de diversas missões de combate.

Do espaço para a política

Glenn abandonou a Nasa em 1964, quando passou a se dedicar à política no Partido Democrata, e representou o Estado de Ohio no Senado entre 1974 e 1999. Em 1976, Glenn chegou a ser cotado para vice-presidente na chapa de Jimmy Carter, que acabou optando por Walter Mondale. Glenn foi pré-candidato presidencial nas eleições de 1984, mas sua candidatura não prosperou.

Em 1998, já com 77 anos, Glenn retornou ao espaço a bordo de um ônibus espacial, e permaneceu nove dias em órbita em uma missão que provocou críticas da imprensa. No mesmo ano, ajudou a fundar o Instituto para o Serviço Público na Universidade de Ohio, que pouco depois passou a se chamar Instituto John Glenn. Até o momento não foram divulgadas as causas do falecimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]