• Carregando...
Robert McNamara: “Nós estávamos errados em relação à Guerra do Vietn㔠| Adalberto Roque/AFP
Robert McNamara: “Nós estávamos errados em relação à Guerra do Vietnã”| Foto: Adalberto Roque/AFP
  • Confira a trajetória de McNamara

Los Angeles - Robert McNamara, o arrependido arquiteto do maior fiasco da história militar dos Estados Unidos, a Guerra do Vietnã, morreu ontem aos 93 anos em sua casa em Washington, de causas não divulgadas. Secretário da Defesa de 1961 a 1968, nas gestões dos democratas John Kennedy e Lyndon Johnson, ordenou a escalada no Sudeste Asiático que levaria os EUA ao pleno envolvimento no conflito.

Ao fim da guerra, em 1975, 58 mil soldados americanos estavam mortos, e os EUA, profundamente divididos. McNamara romperia seu silêncio sobre o conflito nos anos 90, primeiro em entrevistas, depois em biografia lançada em 1995 e, na década seguinte, em documentário vencedor do Oscar de 2003.

Em todos, expressou arrependimento e fez revelações desconcertantes. No livro, disse que "nós estávamos errados, terrivelmente errados’’ em relação à guerra. Em entrevista em 1991, afirmou que pouco antes de deixar o governo já duvidava que funcionaria o bombardeio ao Vietnã do Norte, que matou milhares de civis.

Prosseguiu mesmo assim, disse então, "porque nós tínhamos de provar que não daria certo, em primeiro lugar, e porque outras pessoas pensavam que poderia funcionar’’.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]