• Carregando...
explosão beirute
Um socorrista francês e um cão farejador procuram sobreviventes no porto de Beirute, em 7 de agosto de 2020| Foto: JOSEPH EID/AFP

O número de mortos na maior explosão da história de Beirute subiu para 154 nesta sexta-feira (7). O trabalho de resgate continua em meio aos escombros do porto da capital libanesa, onde a tragédia aconteceu, com a ajuda de equipes estrangeiras. Há mais de 5 mil feridos, os casos de Covid-19 na cidade estão aumentando e os prejuízos estimados subiram para US$ 15 bilhões.

Na noite de quinta-feira, alguns libaneses furiosos com a catástrofe e a corrupção endêmica no país tentaram invadir o Parlamento do Líbano, jogando pedras contra os policiais, e foram dispersados com gás lacrimogêneo. No ano passado, o país foi palco de grandes manifestações contra o governo da época, que resultou na renúncia do então primeiro-ministro Saad Hariri. Um novo governo assumiu no início do ano, mas o descontentamento da população com a corrupção e a crise econômica continua.

Esse sentimento agora foi exacerbado pela explosão no porto de Beirute, porque o próprio governo admitiu que a explosão pode ter sido causada por negligência das normas de segurança no porto quanto ao armazenamento de toneladas de nitrato de amônio, uma substância com potencial explosivo. Muitas pessoas tiveram suas casas totalmente destruídas e não tem condições financeiras de reconstruí-las. O governo estima que cerca de 300 mil pessoas ficaram desabrigadas após a tragédia desta semana.

pelo menos 16 funcionários do porto foram colocados em prisão domiciliar em uma tentativa do governo de mostrar à população que está comprometido em punir os responsáveis. Porém, o governo acrescentou à narrativa a possibilidade de "interferência externa" na explosão.

"A causa ainda não foi determinada. Existe a possibilidade de interferência externa através de um foguete, bomba ou outro ato", afirmou o presidente do Líbano, Michel Aoun, nesta sexta-feira (7), em comentários divulgados pela imprensa local e confirmados à Reuters por seu gabinete.

O governo dos Estados Unidos disse anteriormente que um ataque não está descartado como possível explicação para a gigantesca explosão no porto. O presidente Donald Trump se referiu ao ocorrido como "ataque". Israel, que já lutou várias guerras contra o Líbano, e o Hezbollah, organização paramilitar xiita com grande influência política libanesa, negaram envolvimento na tragédia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]