• Carregando...
Manifestante durante protesto contra o governo haitiano em Porto Príncipe
Manifestante durante protesto contra o governo haitiano em Porto Príncipe, em 9 de junho de 2019| Foto: CHANDAN KHANNA/AFP

Pelo menos duas pessoas morreram, cinco ficaram feridas e 12 foram presas em uma nova onda de protestos no Haiti, no domingo (9), segundo a polícia local. A oposição, porém, fala em 7 mortos e mais de 100 feridos. Os manifestantes pedem a renúncia do presidente Jovenel Moise.

Testemunhas afirmam que um dos mortos teria sido atingido a pedradas por um policial. Outra vítima fatal teria sido atingida pela Guarda Presidencial em frente ao palácio do presidente da República, após os seguranças atirarem contra um grupo de manifestantes.

O governo ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

A capital Porto Príncipe deve amanhecer paralisada nesta terça-feira (11), no segundo dia consecutivo de uma greve convocada pelos líderes da oposição. Na segunda-feira, tanto o transporte público quanto escolas e comércios não funcionaram. Rodovias ao redor da capital também foram bloqueadas com barricadas, e tiros foram ouvidos por moradores em várias regiões da capital do país.

Moise é investigado por corrupção por recebimento de dinheiro irregular do programa Petrocaribe, por onde a Venezuela oferecia petróleo a preços inferiores ao Haiti. O governo de Nicolás Maduro também teria financiado obras no Haiti que nunca saíram do papel.

Quer saber mais sobre a crise haitiana? Sugestão de leitura: Haiti vive maior onda de protestos de sua história recente. Entenda por quê

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]