• Carregando...

O Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção nesta quinta-feira pela segunda vez na semana, lançando imensas colunas de cinzas no céu, enquanto o número de mortos devido à primeira erupção e um tsunami que atingiu ilhas remotas do país chegou a 377.

Não houve informações imediatas sobre mortes após a segunda erupção do Merapi. Mais de 40 mil pessoas tiveram de deixar a base do monte nesta semana, mas muitas começaram a voltar às suas casas depois de o vulcão ter dado sinais de que aparentemente havia acalmado.

Autoridades afirmaram que o número de mortos de um tsunami que atingiu as ilhas Mentawai na segunda-feira chegou a 343. A onda gigante foi causada por um terremoto de magnitude 7,5, ocorrido na segunda-feira. No dia seguinte, o Monte Merapi, localizado nos subúrbios da cidade de Yogyakarta, na ilha de Java, entrou em erupção, matando pelo menos 34 pessoas.

O presidente Susilo Bambang Yudhoyono, que participaria de um encontro de líderes asiáticos em Hanói, no Vietnã, de quinta a sábado, voltou para a Indonésia após os desastres.

"O presidente ficou muito comovido quando se encontrou com vítimas do tsunami e do terremoto", afirmou à Reuters o porta-voz do governante, Julian Pasha, acrescentando que o político planeja retornar a Hanói antes do sábado.

"Ele emitiu instruções para que toda a ajuda continue chegando sem interrupção."

Partes de um sistema de alerta instalado após o grande tsunami de 2004, que matou mais de 226 mil pessoas, foram roubadas, mas, no geral, o sistema funcionou, afirmou a chefe da agência meteorológica do país, Sri Woro Harijono.

"Sim, alguns de nossos sensores desapareceram por terem sido roubados, como seis sismógrafos e células solares", afirmou. "Mas são apenas um ou três sensores de cem no total. O sistema funciona bem."

A imprensa local informou que partes do sistema de alerta de tsunamis não funcionaram adequadamente porque foram destruídas ou removidas, enquanto imagens da Metro TV mostraram moradores questionando a efetividade do sistema.

"Isso foi informado à Agência para a Avaliação e Aplicação de Tecnologia, mas também temos de assegurar que essa informação seja adequadamente confirmada", afirmou Pasha.

"Sabemos que, quando o terremoto aconteceu, dentro de dez minutos esse enorme tsunami chegou. Então talvez a velocidade dele pode feito aparentar que o sistema de alerta não funcionou."

A Indonésia está no "Círculo de Fogo" do Oceano Pacífico e é um local propício a terremotos e erupções vulcânicas. O Monte Merapi matou 1.300 pessoas em 1930.

Em dezembro de 2004, um tsunami causado por um terremoto de magnitude maior do que 9, perto da costa da ilha de Sumatra, matou mais de 226 mil pessoas. Foi a onda gigante que mais causou mortes e que se tem registro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]