• Carregando...

Pelo menos 120 mil casas foram destruídas pelo tuão Durian. Até o momento, já são 406 mortes confirmadas, enquanto ao menos 398 pessoas estão desaparecidas oficialmente, mas o presidente da Cruz Vermelha Nacional disse que os mortos devem chegar a pelo menos mil.

De acordo com Richard Gordon, muitas localidades simplesmente desapareceram, e segundo cálculos da entidade, por volta de 140 mil pessoas foram atingidas pelo Durian.

A tragédia causada pela passagem dofuracão Durian, na última sexta-feira, levou a presidente do país, Gloria Arroyo, a decretar ontem estado de calamidade nacional.

Segundo o presidente da Cruz Vermelha que esteve sobrevoando a área de helicóptero, não há nada além de uma densa lama negra nos lugares em que ficavam as vilas.

"Eu vi pelo menos 40 corpos em um lugar e cerca de 60 em um outro próximo. Um prefeito local me disse que nenhum dos familiares tinha vindo procurar os corpos, então eu disse para fotografarmos para que eles pudessem ser identificados depois de enterrados", afirmou Gordon.

A lama que soterrou diversos vilarejos ganhou uma tonalidade negra por causa das cinzas vulcânicas do vulcão Mayon, que fica na região mais afetada.

A presidente Arroyo disse que o governo está fazendo todos os esforços possíveis para a busca de sobreviventes. O governo filipino liberou uma verba de US$ 20 milhões (cerca de R$ 43 milhões) para os atingidos.

Contudo, Gordon disse que a Cruz Vermelha estava praticamente sem material para dar assistência às vítimas, porque o Durian já é o quarto furacão a atingir o país neste ano, e por isso, a ajuda internacional é muito necessária.

Em várias partes da região de Bicol, a mais afetada pelo tufão, as populações locais estavam fazendo sepultamentos em massa para evitar a proliferação de doenças.

Linhas telefônicas e suprimentos de água e energia ainda não foram restaurados na região, dificultando ainda mais os trabalhos das equipes de emergência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]