• Carregando...
Foto aérea mostra terreno onde havia uma casa, carregada por completo pelo tsunami de terça-feira | AFP
Foto aérea mostra terreno onde havia uma casa, carregada por completo pelo tsunami de terça-feira| Foto: AFP
  • Voluntários levam o corpo de vítima do vulcão Merapi em Sleman: 30 mortos pela fumaça tóxica
  • Veja o mapa da região atingida pelos desastres naturais

Jacarta - O número de mortes provocadas por um tsunami na Indonésia ultrapassou 300 ontem, segundo um balanço oficial. Além disso, outras 30 pessoas morreram após a erupção de um vulcão no país. Autoridades locais apelaram por ajuda, após o maremoto atingir uma cadeia de ilhas e o vulcão entrar em erupção menos de 24 horas depois, deixando ainda milhares de desabrigados.

Vilas inteiras foram varridas e casas foram destruídas, quando as ondas geradas por um terremoto de magnitude 7,7 atingiu a costa oeste da ilha de Sumatra, em uma região de falhas geológicas conhecidas como Círculo de Fogo do Pacífico.

Pelo menos 311 pessoas morreram e mais de 400 estão desaparecidas por causa do terremoto, disseram funcionários. "Eles perderam suas casas e agora precisam de muita ajuda e assistência", disse o chefe do setor de gerenciamento de desastres da província de Sumatra Ocidental, Harmensyah. "Há algumas barracas já chegando, mas precisamos de muito mais", notou ele. "Nós precisamos achar as pessoas desaparecidas o mais rápido possível. Algumas delas podem ter fugido para as montanhas, mas muitas devem ter sido levadas pela água."

Gás e lava

A várias centenas de quilômetros de distância, na ilha de Java, centro do país, outras 30 pessoas morreram quando o vulcão mais ativo da Indonésia, o Monte Me­­rapi, entrou em erupção na terça-feira, lançando gás e lava para o céu. Funcionários disseram que quase 29 mil pessoas deixaram suas casas e foram para abrigos temporários nas proximidades da cidade próxima de Yo­­gya­­karta, mas existe o temor sobre o destino dos milhares que se recusaram a deixar suas residências. Entre os 30 mortos pela erupção estava um homem de 83 anos que se recusou a deixar a montanha, uma vez que era o sacerdote que cuidava dos espíritos do Monte Merapi.

O Monte Merapi, cuja tradução significa "Montanha de Fo­­go", registrou várias erupções nos últimos 200 anos, que frequentemente foram mortíferas para os moradores da região. Em 1994, 60 pessoas foram mortas, enquanto na erupção de 1930 mais de 12 vilarejos foram incinerados, deixando 1.300 pessoas mortas.

O terremoto de segunda-feira ocorreu nas Ilhas Mentawai, área popular entre os surfistas. O tsunami gerado teve ondas de até três metros, varrendo 10 vilarejos do país.

Brasileiro escapa

O brasileiro Fábio Junqueira Karkow, de 46 anos, estava em um dos povoados arrasados pelo tsunami, mas não sofreu ferimentos. Ele havia se hospedado em um resort quando as ondas até três metros invadiram a re­­gião.

Ele deve voltar amanhã para Florianópolis (SC), onde vive com a família.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]