• Carregando...
José “Pepe” Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
José “Pepe” Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica renunciou nesta terça-feira (14) ao seu mandato de senador e explicou seus motivos em uma carta entregue à presidente do Senado, Lucía Topolansky, que também é sua esposa. "Os motivos são pessoais, diria 'cansaço de longa data'", afirmou no documento. "No entanto, enquanto minha mente funcionar, não posso renunciar à solidariedade e à luta de ideias."  Ele tinha o direito de permanecer na função até 2020.

Ele havia anunciado sua renúncia anteriormente, em 2016, mas adiara a saída em definitivo. Sua decisão foi lamentada pelos colegas da coalizão esquerdista Frente Ampla. "Vamos continuar nos encontrando em seus caminhos e seguiremos a rota de mudança para que neste mundo aqueles que são mais infelizes sejam os mais felizes", disse a senadora Ivonne Passada. 

Alguns observadores veem a decisão do ex-presidente como um preâmbulo para uma futura candidatura presidencial nas próximas eleições do Uruguai, marcadas para 2019. Mujica repetiu que não será candidato, mas afirmou a mesma coisa antes das eleições de 2010, quando foi eleito. 

Biografia

 Mujica, que está com 83 anos, governou o país entre 2010 e 2015. Ele ganhou fama mundial por seu estilo austero, por sua retórica contra o consumismo e o impulso a leis inovadoras que transformaram o Uruguai no primeiro país do mundo a ter um mercado regulamentado de maconha, desde a semente até a venda do produto em farmácias. 

Apesar disso, a avaliação de seu governo em conquistas concretas nas áreas da economia, educação, segurança pública e direitos humanos divide a população uruguaia. 

Depois de sair da presidência, assumiu o mandato de senador pelo MPP (Movimento de Participação Popular) em 2015, logo após deixar a Presidência, e manteve a imagem despojada do político que anda em um Fusca azul.

 Antes de ser eleito presidente, atuou na guerrilha armada dos Tupamaros nos anos 1960 até a derrota do grupo nos anos 1970. Foi preso mais de uma vez, a última entre 1972 e 1985. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]