• Carregando...
Protesto foi organizado pela Irmandade Muçulmana | Muhammad Hamed/Reuters
Protesto foi organizado pela Irmandade Muçulmana| Foto: Muhammad Hamed/Reuters

Milhares de jordanianos par­­­­ticiparam ontem de um pro­­testo convocado pela Ir­­man­­­­dade Muçulmana no cen­­tro da capital Amã. Os ma­­ni­­­­festantes exigiram re­­for­­mas políticas no país rumo­­ à democracia. Na quinta-feira, em uma aparente tentativa de evitar o protesto, o rei Abdullah II dissolveu o Par­­lamento e convocou eleições antecipadas. "Nós exigimos uma verdadeira reforma constitucional que dê poder ao povo jordaniano", disse Hammam Said, líder da Irmandade Muçulmana, aos manifestantes. "Não participaremos das eleições, pois exigimos governos parlamentares e um Parlamento real."

O ato começou ao fim da oração muçulmana do meio-dia, sob fortes medidas de segurança. Os manifestantes – estimados em 15 mil – se reuniram diante da Grande Mesquita Hosseini de Amã. Não há relatos de confronto. A polícia jordaniana chegou a afirmar que evitou um ataque aos manifestantes ao prender oito jovens armados em um ônibus que seguia para o centro da cidade.

O reino enfrenta, desde­­ janeiro de 2011, manifesta­­ções regulares, por reformas­­ políticas e econômicas. A Cons­­tituição prevê eleições a cada quatro anos, mas eleições antecipadas, boicotadas pelos islâmicos, foram organizadas em 2010, depois da última dissolução do Parlamento. Para convencer os islâmicos a participar das próximas eleições, a lei eleitoral foi modificada em junho passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]