• Carregando...

Confira alguns fatos sobre o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, que decretou estado de emergência no país neste sábado.

= O segundo de três filhos, Musharraf nasceu em uma família de classe média muçulmana, na Índia, em agosto de 1943. A família mudou-se para o recém-criado Estado de maioria muçulmana Paquistão após a independência da Índia e a divisão em 1947. Ele passou sete anos na Turquia. Em 1956, a família se instalou em Karachi, onde Musharraf freqüentou escolas cristãs.

= Ingressou na Academia Militar do Paquistão em 1961. Atleta e militar de carreira, ele combateu pela primeira vez na guerra contra a Índia em 1965 e foi condecorado por bravura.Casou-se em 1968. Passou por uma derrota humilhante para a Índia na guerra de 1971 e serviu por sete anos no grupo de comando de serviço especial do Paquistão.

= Promovido a general e nomeado chefe do Exército em outubro de 1998, Musharraf tomou o poder do então primeiro-ministro Nawaz Sharif em 1999, em um golpe sangrento. Inicialmente, ele comandou o país como chefe-executivo, mas em 2002 obteve um mandato presidencial de cinco anos. Críticos afirmam que houve irregularidades no referendo.

= Um dos mais importantes aliados fora da Otan da guerra ao terrorismo do presidente norte-americano, George W. Bush, simpatizantes descrevem Musharraf como um líder forte que pode salvar a maioria muçulmana moderada do Paquistão do extremismo militante e religioso, que chega às cidade a partir de áreas tribais ao longo a fronteira noroeste.

= Um sangrento ataque à Mesquista Vermelha em Islamabad em julho, onde mais de 100 pessoas foram mortas, no entanto, levou a um aumento no número de ataques de militantes, causando a morte de centenas de pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]