• Carregando...
Em videoconferência, ditador alegou que a China “não deve sacrificar seu crescimento para proteger o meio ambiente”
Em videoconferência, ditador alegou que a China “não deve sacrificar seu crescimento para proteger o meio ambiente”| Foto: EFE/EPA/SALVATORE DI NOLFI

O ditador da China, Xi Jinping, declarou nesta segunda-feira (17), em discurso na conferência virtual Agenda Davos, do Fórum Econômico Mundial, que nenhuma corrente poderá deter “a tendência da globalização”.

O líder chinês fez também um apelo à comunidade internacional para que “elimine barreiras” em vez de “construir muros” e que se “oponha ao protecionismo”.

Xi, que participou do evento por videoconferência a convite do fundador do Fórum de Davos, Klaus Schwab, enfatizou a importância da cooperação em face da pandemia, ao mesmo tempo em que pediu um “fornecimento equitativo” de vacinas contra a Covid-19. “Estamos todos juntos em um grande barco”, afirmou.

O ditador chinês, que já discursou três vezes no Fórum Econômico Mundial, também disse que a economia da China “não deve crescer às custas do meio ambiente”, embora tenha acrescentado que o país “não deve sacrificar seu crescimento para proteger o meio ambiente”.

Ainda de acordo com ele, os países devem “proteger o verdadeiro multilateralismo”, “remover barreiras” em vez de “construir muros” e defender “mais integração” em vez de “desacoplamento” econômico.

“A pandemia está se mostrando duradoura, e novas variantes estão fazendo com que ela se espalhe mais rapidamente”, declarou Xi, que pediu “forte confiança e cooperação” como a única maneira de enfrentar o vírus e advertiu que “acusações de culpa” só atrasam a ação contra a crise sanitária global.

Sobre a questão climática, Xi reiterou que o mundo deve aderir ao princípio de “responsabilidades comuns, mas diferenciadas”, e encorajou “economias desenvolvidas” a “assumir a liderança” no cumprimento das metas de redução das emissões de carbono.

O Fórum Econômico Mundial cancelou pelo segundo ano consecutivo seu carro-chefe anual, o Fórum de Davos, devido à incerteza criada pela disseminação da variante ômicron do coronavírus. Em vez disso, está organizando a Agenda Davos 2022, uma série de apresentações e discussões virtuais entre os líderes da política e economia global.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]