• Carregando...

Israel deve negociar com o Hamas?

É proibido a Israel negociar com eles. Israel tem que negociar é com o Mahmoud Abbas, fortalecê-lo diante do Hamas. Antes dessa guerra, o Hamas estava no fundo do poço, sem dinheiro e prestígio. Até aceitou se reconciliar com o Fatah, seu grande rival, por falta de opção. Isso porque, apesar de ser um movimento ideológico muito extremista, também é pragmático.

O que acha desse conflito?

Não tenho certeza de que tínhamos que ter começado a guerra, mas, no momento em que ela começou, Israel não tinha opção a não ser atuar militarmente para acabar com os foguetes e com os túneis do Hamas. Mas é preciso entender, e não sei se já entendem isso em Israel: não há solução militar para esses problemas.

Você pode bater no Hamas muito forte, pode eliminar centenas de homens e a infraestrutura do grupo. Mas só quem pode tirar o Hamas do governo são só os próprios palestinos.

E quanto mais Israel bater no Hamas, mais o prestígio dele aumentará.

Pode ser que depois da guerra, as pessoas vejam o nível da destruição e culpem o Hamas. Mas eu acho que vão culpar mesmo é Israel. A solução para tudo isso é um misto de medidas de segurança, políticas e econômicas.

Na sua opinião, qual é a maior dificuldade de se viver em um território palestino?

O problema de Gaza é que a vida parece pior do que a morte. Os jovens não têm horizonte. Quando a morte é melhor do que a vida, está criado o solo para um movimento como o Hamas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]