• Carregando...
Missão da Space X, de Elon Musk, parte rumo à Estação Espacial Internacional, em novembro do ano passado
Missão da Space X, de Elon Musk, parte rumo à Estação Espacial Internacional, em novembro do ano passado| Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH

Kathy Lueders, chefe de operações espaciais da agência espacial americana, a Nasa, disse em entrevista à agência Reuters nesta quarta-feira (27) que as autoridades russas informaram que pretendem continuar fazendo parte da Estação Espacial Internacional pelo menos até 2028, quando seu próprio posto avançado em órbita estará concluído.

A informação contraria declaração de Yuri Borisov, novo chefe da agência espacial russa Roscosmos, que na terça-feira (26) havia dito durante reunião com o presidente Vladimir Putin que a decisão de deixar a estação “após 2024 foi tomada”. Depois disso, a Rússia começaria a construir uma estação orbital própria, segundo Borisov.

“Não estamos recebendo nenhuma indicação em nenhum nível de trabalho de que algo mudou”, disse Lueders à Reuters. Ela acrescentou que as relações da Nasa com a Roscosmos continuam “como sempre”.

Especula-se que o anúncio de deixar a Estação Espacial Internacional, lançada em 1998, seria uma tentativa de Putin de forçar os Estados Unidos a retirar parte das sanções aplicadas devido à guerra na Ucrânia.

A estação é administrada por Rússia, Estados Unidos, Europa, Japão e Canadá, mas o projeto já teve parcerias com outros países, como o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]